Connect with us

Cenário Político

Carro Fumacê realiza borrifações em Paulo Afonso

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Em virtude do caso de Epizootia verificado em Paulo Afonso na primeira semana de maio, quando foi constatada a morte de um sagui por febre amarela, o carro fumacê está na cidade até o dia 9 de junho.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Ivaldo Sales Jr, a presença do veículo da SESAB, foi solicitada pela Vigilância em Saúde do Município e pela BRS – Base Regional de Saúde. O secretário informou que as borrifações estão sendo feitas durante o dia e a noite, nas áreas onde ocorreram registros de óbito em micos. Além do centro da cidade, os locais percorridos pelo fumacê são: Capuxu, Prainha, Siriema, Perpétuo Socorro e Povoado Riacho.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita o apoio da população para que o trabalho seja realizado em tempo hábil e com eficácia.

Definição para Epizootia

É o conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez. O seu conceito equivalente em medicina é epidemia e em agronomia é epifitia. O termo epizootia está a cair gradualmente em desuso, sendo substituído impropriamente por epidemia. O controle das epizootias é monitorizado pela Organização Mundial da Sanidade Animal, na qual foi integrada a antiga Organização Internacional das Epizootias, criada em 1924, com sede em Paris.

Mais Lidas