Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Câmara de Salvador: mudança para Cine Excelsior depende de órgãos fiscalizadores

Presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, afirma que a mudança para o Cine Excelsior tem recursos, mas depende de aval do Ipac e Iphan, por ser imóvel histórico.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
09 de fevereiro, 2026 · 20:01 2 min de leitura
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias

A mudança da sede da Câmara Municipal de Salvador (CMS) para o histórico Cine Excelsior, um tema que gera bastante expectativa na capital baiana, está com os recursos financeiros garantidos e aguarda apenas o sinal verde de importantes órgãos de fiscalização do patrimônio. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), em entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias.

Publicidade

Muniz destacou que a parte orçamentária para a transferência do Legislativo já está resolvida. Segundo ele, a Câmara economizou uma quantia significativa, eliminando qualquer entrave financeiro para o projeto. “Não foi por falta de dinheiro. Nós economizamos R$ 55 milhões, então teremos recursos sobrando para que isso seja feito”, afirmou o presidente, que demonstrou cautela.

A espera agora é pela liberação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Essa autorização é crucial porque tanto o Cine Excelsior quanto o atual Paço Municipal são imóveis com grande valor histórico e arquitetônico, exigindo um cuidado minucioso para qualquer intervenção. “Mas é algo muito minucioso e não vamos fazer nada sem que os órgãos fiscalizadores nos deem a liberação”, reforçou Muniz.

O presidente explicou que a situação é semelhante à do Paço Municipal, que também depende da autorização desses órgãos por ser uma edificação centenária. A ideia é que o Cine Excelsior se torne o novo plenário principal da Câmara Municipal de Salvador, na Bahia, sendo o espaço mais utilizado pelos vereadores e equipes.

Publicidade

“Estamos esperando que o Ipac e o Iphan deem a liberação para que o Cine Excelsior possa se transformar no plenário da Câmara Municipal”, disse Muniz durante a conversa com Fernando Duarte e Eduarda Pinto.

Com a mudança, a forma de uso dos dois locais será adaptada. O Cine Excelsior será o centro das atividades diárias da Câmara, enquanto o Paço Municipal terá seu uso reduzido. A decisão visa proteger e preservar a estrutura antiga, que necessita de menor desgaste para manter sua integridade histórica.

“A Câmara vai ter dois plenários. O Paço será bem menos usado do que é hoje. É uma casa centenária que precisa ser preservada. Vamos utilizar mais o Cine Excelsior, que será usado todos os dias. O Paço deve ser utilizado, no máximo, 60 dias por ano”, concluiu Carlos Muniz.

Essa abordagem garante que, embora a modernização e a otimização dos espaços estejam em pauta, o respeito e a conservação do patrimônio histórico da capital baiana permaneçam como prioridade, com todas as etapas sendo cuidadosamente seguidas conforme as determinações dos órgãos competentes.

Leia também