Um dos espaços públicos mais tradicionais de Maceió está em obras. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou a requalificação da Praça Afrânio Jorge, no bairro do Prado — conhecida popularmente como Praça da Faculdade. Com área total de 16.676,41 m², o projeto pretende transformar o espaço em um polo de lazer moderno sem apagar a memória histórica que o lugar carrega.
Segundo informações divulgadas pela Seminfra, o futuro espaço vai reunir uma série de equipamentos: fonte interativa, parque infantil, espaço pet, área de piquenique, redário, mesas de jogos, caqueiras revestidas em madeira, paisagismo renovado e nova iluminação pública. O projeto arquitetônico foi idealizado pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), reunindo modernidade e preservação da história.
Junto à praça, a Seminfra também construiu uma areninha esportiva. A arena possui campo com grama sintética nas dimensões 28x38 metros, arquibancada, alambrado e refletores em LED. Ela faz parte do lote 7, que inclui as arenas da Pajuçara, Bom Parto e Vergel do Lago, com investimento total da Prefeitura de Maceió de R$ 7.873.727,71.
Inaugurada no fim do século XIX, em frente ao Quartel do 33º Batalhão de Caçadores, a praça acompanhou as transformações da cidade. Entre as décadas de 1970 e 1980, tornou-se um dos principais palcos das festas natalinas da capital, além de sediar eventos cívicos e religiosos que marcaram gerações.
A Praça da Faculdade recebeu esse nome porque abrigava a Faculdade de Medicina de Maceió. O prédio da instituição ficava em frente à praça e deu identidade ao espaço, que passou a ser conhecido popularmente como "Praça da Faculdade". Mesmo após a mudança da Faculdade de Medicina para outra área da cidade, o nome permaneceu e se consolidou como referência cultural e histórica do Prado. Atualmente, segundo informações divulgadas pela Seminfra, o prédio abriga o Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN-Ufal).
Para quem vive no entorno, a reforma é aguardada com entusiasmo. Para Guilherme Calzado, 33 anos, que nasceu e cresceu no bairro, a praça é parte da própria identidade de quem vive ali. "Tenho várias lembranças, desde o 'Cuscuz' [escorregador de concreto onde as crianças se divertiam] até as conversas com os amigos. São momentos que não saem da memória", recorda.
Francisco Jorge de Lima, 50 anos, comerciante na praça desde 2016, acredita que a reforma vai trazer novos horizontes. "Com o espaço renovado, vai atrair mais gente, dar mais segurança e melhorar também as vendas para quem depende do comércio daqui", diz.
"Com a revitalização, estamos resgatando também a história dessa praça, trazendo novos elementos, novas possibilidades de convívio social com segurança e comodidade, tudo isso aliado a atividades esportivas saudáveis", afirmou Rodrigo Cunha, vice-prefeito de Maceió e secretário municipal de Infraestrutura.







