Última hora
PMPA - 5736
Municipios

Glória de luto: morre Nido de Doutor, ex-vereador e secretário municipal da cidade às margens do São Francisco

Homem público que passou pela presidência da Câmara Municipal e pela Secretaria de Governo deixa um legado de serviço à população gloriense.

Redação ChicoSabeTudo
17 de maio, 2026 · 23:39 2 min de leitura
Crédito: Portal ChicoSabeTudo
Crédito: Portal ChicoSabeTudo

Glória, no norte da Bahia, amanheceu de luto neste domingo (17). Morreu, aos 66 anos, Eronides Afonso da Silva, conhecido em toda a região como "Nido de Doutor", uma das figuras mais tradicionais da política local nas últimas décadas. Empresário e político de carreira longa, ele enfrentava há anos um câncer e não resistiu, apesar do longo tratamento.

Publicidade

A trajetória pública de Nido foi construída em três mandatos consecutivos como vereador de Glória, entre 2001 e 2012, segundo registros oficiais da Câmara Municipal. Durante o primeiro mandato, em 2003 e 2004, ele presidiu a Casa Legislativa, comandando os trabalhos do plenário. Depois de deixar a Câmara, atuou também como secretário de Governo do município, mantendo presença ativa na administração local.

O sobrenome "de Doutor" carrega o peso de uma família tradicional na política gloriana. O irmão mais velho de Nido, Hélio Afonso da Silva, também foi vereador entre 1989 e 1996 e presidiu a Câmara em duas ocasiões (1991-1992 e 2001-2002). Outro irmão, Missão de Doutor, exerce hoje mandato como vereador do município, dando continuidade ao envolvimento familiar com o Legislativo de Glória.

A Prefeitura de Glória manifestou pesar em nota oficial. "A Prefeitura de Glória lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Nido do Doutor. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos. Que Deus conforte família e amigos neste momento de dor. Nossos sinceros sentimentos", afirmou a gestão municipal.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde também se pronunciou. "Sua partida deixa saudades, mas também um legado de dedicação, amizade e serviços prestados à nossa cidade. Nossos sentimentos à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele", destacou o órgão.

O velório será realizado na Câmara Municipal de Glória, casa que Nido presidiu há mais de duas décadas. O sepultamento está marcado para esta segunda-feira (18), às 16h.

Leia também