Quem nunca se perguntou o que acontece antes de uma grande orquestra subir ao palco? A Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz vai dar essa resposta de forma prática: a big band baiana abre as portas do ensaio ao público nesta terça-feira, 30 de junho, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis pelo Sympla a partir das 12h do próprio dia.
O evento integra a programação comemorativa dos 20 anos do Sesc Casa do Comércio e serve também como preparação para o concerto de aniversário da própria Orkestra, previsto para o segundo semestre de 2025. O Teatro Sesc Casa do Comércio é palco do show comemorativo dos 20 anos da Orkestra Rumpilezz no dia 30 de junho, às 20h.
Segundo o saxofonista Rowney Scott, integrante da Comissão Artística do grupo, o ensaio aberto cria uma proximidade que o show convencional não permite. "É um momento de intimidade e proximidade. Muitas coisas que não acontecem no show acontecem no ensaio, como erros, ajustes e conversas sobre trechos que precisam ser trabalhados", afirmou ao portal A Tarde. No encontro, o público poderá acompanhar os ajustes de repertório e a construção coletiva que antecede as apresentações da Orkestra.
Abrir os ensaios ao público não é novidade para o grupo. Essa era uma prática comum do maestro Letieres Leite, que gostava de criar esse espaço de interação com o público e com outros músicos da cidade. "Para nós, é uma alegria e uma responsabilidade manter essa tradição", comentou Guiga Scott, músico da Orkestra e membro da Comissão Artística.
Fundada em 2006 pelo maestro Letieres Leite, a Orkestra celebra seus 20 anos reafirmando a força de um projeto musical que une tradição afro-baiana, rigor técnico e invenção sonora. O nome Rumpilezz vem da junção dos três atabaques do candomblé — rum, rumpi e lé — com as duas últimas letras da palavra jazz, formando a Orkestra de percussão e sopros criada pelo instrumentista Letieres Leite.
O percussionista Tiago Nunes, também integrante do grupo, explicou ao A Tarde o que torna a linguagem da Orkestra tão singular: a forma como Letieres pensava a escrita para sopros e percussão. Segundo ele, o maestro levava as claves e a presença da percussão para dentro dos sopros de maneira muito clara, alterando profundamente a lógica da orquestração tradicional. Ao longo de mais de 30 anos de estudo, Letieres catalogou e sistematizou as bases conceituais para criação do método chamado por ele de Universo Percussivo Baiano (UPB).
Formada por sopros e percussão, a Orkestra Rumpilezz construiu uma identidade musical singular ao integrar os ritmos sagrados do Candomblé, simbolizados pelos atabaques Rum, Rumpi e Lé, à música instrumental contemporânea. Reconhecida nacional e internacionalmente, a Orkestra segue mantendo vivo o pensamento musical de Letieres Leite e reafirmando seu papel fundamental na cena cultural da Bahia e do Brasil.
Letieres Leite faleceu em outubro de 2021, aos 61 anos. Mas o grupo segue ativo, sustentado pela estrutura que ele mesmo construiu ao longo de duas décadas. Conforme relatou Rowney Scott à fonte original, a maioria dos músicos titulares permaneceu no grupo, o que mantém o conceito vivo. O programa Rumpilezzinho é voltado para jovens e profissionais com o compromisso constante de pesquisar as matrizes musicais e culturais afro-brasileiras, qualificando jovens musicistas como sujeitos de memória e com potencial profissional para inserção no mercado. Segundo Rowney Scott, músicos que passaram pelo projeto já viraram titulares da Orkestra, garantindo renovação e continuidade ao mesmo tempo.
Para quem quer vivenciar os bastidores da música instrumental baiana, o ensaio desta terça é uma oportunidade rara e gratuita. Os ingressos saem pelo Sympla a partir das 12h do dia 30 de junho, sujeitos à capacidade do teatro.






