Connect with us

Cenário Político

Moradores de Paulo Afonso reclamam da falta de UTI e caso é exibido na TV Bahia

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

 Pauloafonsinos estão na bronca com a falta da ala de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), situado no Bairro General Dutra. Várias pessoas já morreram e esse quantitativo levou uma equipe da TV Bahia, afiliada a Rede Globo, a exibir uma reportagem sobre o caso. 

A reportagem destaca que o município de Paulo Afonso, com uma população de 120 mil pessoas, ainda não dispõe de uma UTI. Adriana Nery perdeu o pai vítima de trombose. Mesmo sem o atendimento, ela conta que fez de tudo para salvar a vida dele. "Eu tentei fazer uma emergência com UTI particular, por outra clínica e quando a gente ligou, não havia equipe disponível", afirma a servidora pública. 

Impasse

O HNAS é administrado atualmente pela Companhia Hidréletica do São Francisco (Chesf) e a discussão para a instalação da UTI já se arrasta há 4 anos. De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), essa novela mexicana já deveria ter tido um desfecho. Ainda segundo ele, se o problema entre a Chesf e Ebeserh não for solucionado, vai iniciar o processo licitatório para a construção de uma UTI no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), situado no Bairro Tancredo Neves. 

A reportagem ainda falou sobre a relevância do município na região Norte da Bahia. E de acordo com ele, a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) que ficará responsável pelo HNAS, disse que assinou um termo com a Chesf, que ficou com a parte de reforma e estruturação do hospital e espera o cumprimento. O município e a secretaria de estado da saúde ficaram responsáveis para a instalação dos leitos. 

Mais Lidas