Connect with us

Entretenimento

Paulo Afonso: Confira a programação da Semana da Água 2016

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A Embasa, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), ASCOPA e a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso realizam de 20 a 24 de março, mobilização de sensibilização do uso da água, promovendo atividades educativas e esportivas, como o já conhecido Passeio Ciclístico, para comemorar o Dia Mundial da Água. Esse ano, com o apoio de diversas organizações governamentais e da sociedade civil de Paulo Afonso será realizada uma semana de atividades esportivas, apresentação cultural, palestras, cursos, aulas ao ar livre, entre outros eventos.

Segundo os organizadores, o tema trabalhado este ano é  “Atitude Hoje, Benefício Amanhã”. A semana escolhida acontece em função do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, que foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (ONU) para reflexão sobre a conservação da água doce.

A abertura acontecerá no domingo (20), às 7h, na Prainha Ayrton Senna – Bairro Centenário, com a 1ª Eco Remada. O Evento consiste em limpeza da margem do Rio São Francisco, atividades esportivas a remo como: SUP e caiaque e a segunda competição Carranca Boat. O evento culminará com diálogo a respeito da importância da preservação do Rio São Francisco, entrega de tonéis estilizados oriundos do projeto de oficina de grafite, realizada com crianças da comunidade. A oficina foi ministrada pelo artista plástico Edson Chucky e os tonéis servirão para o acondicionamento de lixo do local.

Na segunda-feira (21), no Memorial Chesf às 7h30, será realizado diálogo com conhecedores na temática da água, quando debaterão a respeito da crise hídrica na região, as alternativas e responsabilidades no enfrentamento desta questão. Os convidados previstos para integrar o painel são: Alzeni Tomáz (Comitê de Bacia do São Francisco), Liz Teles de Sá (IFBA), Flávio Rogério (Embasa), Ruth Vieira (Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento) e Denise Ribeiro (FEME/áreas rurais).

Na terça-feira (22), no Parque Belvedere, a partir das 8h, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (ONU) acontecerá o 2° Aulão ao ar Livre, aula temática com professor Jacques Fernandes e Salomão Vergne (Fasete) e colaboradores, Klebson Birusco professor e músico (Unisa). 

Os convidados serão alunos das redes pública e privada. Será feito diálogo abordando a importância do Rio São Francisco para a cidade, refletindo sobre a participação de cada um na sua preservação. Durante as atividades será apresentada a performance teatral: Se a Água Faltar… da Cia Roda da Baraúna com oferecimento do  Sesc Ler Paulo Afonso e a Gincana " Como Combater o Mosquito da Dengue" com a 1ª Cia de Infantaria.

Pensando nas questões ambientais, a ASCOPA em parceria com a CIEB/FIEB e o CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente, atendendo a solicitação dos empresários locais traz para a comunidade empresarial os cursos: " Soluções Eficientes para a Redução dos Custos com Energia e Água". Estes cursos são direcionados para empresários e empresas do Polo Empresarial Nicholson Machado Chaves, comércio e serviços  com vagas limitadas. Será realizado no auditório da ASCOPA no dia 23 de março (quarta -feira) das 8h às 12h e das 14h às 18h. Inscrições na ASCOPA:75.3281-3018 /E-mail:[email protected]

A Corrida de Rua é uma das modalidades esportivas que mais crescem no país e em Paulo Afonso não é diferente. A corrida se caracteriza como uma modalidade democrática e acessível, sendo praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais e tendo, por fim, as vias públicas como local utilizado à prática, demandando pouca infraestrutura ou equipamentos específicos. Com isso a Semana da Água lança mais uma modalidade esportiva em seu calendário de eventos a: I Corrida da Água que será realizada no dia 23 de março (quarta-feira) às 19, no Lindinalva Cabral em frente ao NAT. As vagas são limitadas e com inscrição ao valor de R$ 10,00 (Dez Reais) e 1kg de Ração para cães ou gatos. As inscrições estão sendo realizadas na ASCOPA /Sesc Ler Paulo Afonso.

Nos dias 21, 22 e 23, nas escolas do Bairro Tancredo Neves, no período vespertino, o Cine Sesc exibirá o filme "Água".  Após a exibição dos filmes haverá debates com palestrantes da Embasa e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

Encerrando a Semana da Água 2016, na quinta-feira (24) vai acontecer o já tradicional Passeio Ciclístico, com saída e chegada do Centro de Cultura Lindinalva, em frente ao NAT, às 18h. Esta será a 5ª edição do Passeio, que a cada ano tem mais adeptos que pedalam pelas principais ruas e avenidas da cidade, envolvendo cerca de 100 pessoas.

Mais Lidas