publicidade
Bahia, quinta-feira, 24 de julho de 2014 dolar comercial do dia R$ 2,219 30° 19°
Concurso: 161905 - 08 - 17 - 42 - 46 - 47Sorteio: 23/07
Visualizações

Condutores de Shineray precisam de Autorização para Dirigir?

É moda. É sensação. Muitos estão comprando, usando e se divertindo com a promessa de que agilidade e mobilidade atá ai com um preço acessível a todos.

SHINERAY é a atração do momento!

No trânsito, ela passa despercebida como uma motocicleta, mas gera polêmicas de causar grandes engarrafamentos. A mais nova extravagância dos sergipanos foi criada na China e chama-se Shineray. Para dirigi-la, muitos acreditam que o uso de capacetes e de habilitação não é necessário, fato negado pelo Departamento de trânsito de Bahia (DETRAN).

Segundo o diretor de operações do Detran, Aristóteles Fernandes, não há como explicar a falta de informação das pessoas a respeito do uso da Shineray. “Não sei de onde estão tirando essa idéia de que não precisa usar capacete nem habilitação. É claro que precisa. Todo condutor de veículo motorizado com duas, ou mais de duas rodas deve ter habilitação. Nesse caso, tal documento denomina-se autorização de condução”, diz Aristóteles.

Ele  explica ainda que tal autorização é fornecida ao condutor seguindo os mesmos procedimentos da carteira de habilitação tradicional. “O condutor passa por todos os exames e testes.

Não se pode colocar um veículo motorizado nas mãos de alguém que não tenha capacidade de conduzi-lo. É uma grande irresponsabilidade.

Além da AAC para o piloto, tanto ele quanto passageiro devem estar usando capacete com a viseira abaixada (ou com óculos de proteção, no caso do capacete ser aberto), calçados firmes e roupas que ofereçam uma proteção mínima ao corpo.

 

Da Redação ChicoSabeTudo

92 comentários

  1. muitas pesoas ultilizao as motos pela comodidade e principalmente por nao ter a abilitacao ou ate msmo por nao ter condicao ter algo mais potente….o uso de capacete e epis de protecao sim eu concordo agora a abilitacao?vou ter que vender a motoca para pagar a auto escola e ando a pe;;;;rsrsrs…do jeito que estao as coisas daq uns dias ate para andar nas ruas eles vao cobrar

  2. por que que antes de invertar essas ragras eles nao tentam qualificar quem faz o uso dos ciclomotores//?a culpa nao e de quem compra o mesmo e sim dos fabricantes e do propio governo que liberou a venda das motocicletas;;;;;e dificil entender e aceitar,,o engracado e que estar sento citado o asuntos sobre acidentes mais estao esquecendo de citar as taxas de emplacamentos e todas as taxas anuais,,,,,ou na kbeca deles so infratores fazem uso dela………e o brasil.

  3. nao posso andar mais de shinerai
    assaasasa aaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Moro em feira de santana ba, e aq esta uma polemica c esses ciclomotores. tenho uma cinquentina e ate entao o detran e ninguem sabe me informar onde posso tirar minha acc…, n e um absurdo?

  5. Leonardo Cavancanti

    Na minha opinião, 1º Deve sim ter habilitação e usar capacete. Capacete para segurança própria, habilitação para segurança de outras pessoas,Pois, existe muitos condutores que nem sabem ler nem escrever,será que conhecem os significados das placas de trânsito? Se a grande maioria só pensam em bagunçar no trânsito, e podemos dizer que são muito imprudentes, contudo, também tenho uma shineray, meu filho tem uma shineray, mas terei que vender a minha para andar na dele, pois, com a nova lei ele está impossibilitado de conduzir o veículo até a idade permitida para ele conduzir em areas urbanas, mas podendo pilotar em nosso sítio.

  6. luan martins

    olha na minha opinião siquentinha tem que ezistir enplacamento pq as pessoas estão botando cabeçote ou silindro de pope 100 pra ela correr mas.ai fica difiçio pq tem o radar,crianças nas ruas,assaltos,etc… então eu axo melhor emplacar i ñ aver abilitação .pq o documentos da xinerai é um pedaço de papel ñ tem nem logica isso.mas é claro que eles querem enpostos,ipva,etc..

    • Cara é o Seguinte na Minha Opnião Claro Que Capacete é necessario Mas Essa parada De Habilitação Ta errado Isso Era Pra Ser Uma Liçensa Pra Pilotar Esse Tipo De Moto Pra Mim o Governo Está errado Deixar As Pessoas Comprar e Não Avisar Ou Anincia Que Esse Tipo De Transporte Uma Dia Vai Ter Todos Empostos Que Uma Moto Normal Pra Mim isso é Pra Ganhar Dinheiro Com Apreenção De motos 50 cilindradas.

  7. tiago candido

    se emplacar cinquentinha e bom tbm emplacar bicicleta motorizadakkkk nao tem sentindo emplacar cinquentinha e um simples motorzinho sem força.SOU CONTRA AO EMPLACAMENTO DE 50CC,POIS NA MINHA OPINIAO DEVERIA SER PROIBIDO O USO DE CRIANÇAS E VELHOS ACIMA DE 70ANOS E O USO SO DEVERIA SER DE CAPACETEE COM NOTA FISCAL.

  8. tiago candido

    se emplacar cinquentinha e bom tbm emplacar bicicleta motorizadakkkk nao tem sentindo emplacar cinquentinha e um simples motorzinho sem força.entao tudo

  9. Bem, concordo com tal legalização, isso serve até para a segurança dos condutores da 50cc mais o valor da ACC ser do mesmo valor da A já passa para estorção, se a cilindrada é de 50cc abeixo por que um valor tão auto. eu tenho uma 50cc Phoenix da Shineray e respeito todas as normas de transito, vejo transgreções direto cometidas por pessoas que conduzem motos de maiores cilindradas e carros, e ai?
    Não roubei comprei, que seja de pessoas com condição finaceiras baixa, não significa desonestidade, não sou traficante nem quero nada no qual não posso ter, vivo dentro de minhas possibilidades, e quem vive regosijando sobre pessoas que não tem tantas condições de possuirem uma condução de valor mais elevado, não significa que sejam bandidos os bandidos verdadeiros estão de colarinho branco extorcendo os de classes mais baixas, por favor o Brasil é uma negação em muitos setores e ninguem está discutindo isso nem dando um jeito para tudo que á de errado, deveria haver mais respeito com nós que vivemos nas nossas possibilidades, não roubamos, nem traficamos, nem assaltamos ou sequestramos ninguém para sermos vitima de tantas respostas maldosas nem todo pobre e sem Educação, eu me garanto, e tenho mais classe que certas pessoas com um patamar de vida elevado.

    Um abraço a todos, vamos aprovar sim, mais o pessoal deveria exigir seus direitos constitucionais, como melhoria na educação, saúde e trabalho, o nossso governo é precario e ninguem esta icomodado com isso no momento, perseguição existe mais no momento não é para os bandidos é para os pobres que vivem dia a dia suando para colocar alimento na mesa.

  10. eu tava com a shneray do meu cunhado , voltando da minha casa um cara com um peugeot 206 me pega de frente fui voar no para brisa dele , ele foi ultrapassar e nao me viu, maluco estava totalmente errado estou com 3 testemunhas , mais tem uma objeção eu tenho 18 anos mais nao possuo CNH se eu levar ele na justiça mesmo ele estando errado quem ganha ?

  11. eu pagei 1000,00 em 3 uma 0km 2 usadas o cara caiu da moto e preferiu o carro muito burro nao sabe anda tava dando gral eu do mais nunca cair

  12. eu acho que todos devem ter uma chinerai
    y .eu tenho duas

  13. aqui onde eu moro a shineray roba a cena

  14. sou a favor de uma lei que puna, mais não dessa lei que é só para eles ganharem dinheiro. Que botem uma placa para uma melhor identificação da shineray, mais que a taxa não seja abusiva. Que somente maiores de 18 possam andar, ai sim esta certo. Mais agora eles querem que uma pessoa, que mal tem o dinheiro do ônibus, pague uma habilitação caríssima, dizendo que a habilitação vai resolver o problema da falta de educação das pessoas. Acho que isso não vai resolver nada. Pois quem nasce mal educado morre mal educado. Eu tenho uma shineray e não tenho habilitação mais respeito o transito. E vejo todos os dias pessoas com habilitação passando em sinal vermelho, subindo nas calcadas etc. será que habilitação só vai resolver????? acho que não.

  15. Se o mundo já está desorganizado, essas motos da Shineray vieram para acabar com o mundo! Completa irresponsabilidade das pessoas que conduzem essas motos sem habilitação, fazendo piruetas, ultrapassando veículos pela direita, enfim, Absurdo total… Mas é Brasil né?

    • Deusimar Alves

      Pra mim a shineray 50cc, foi a sauvação para muitas pessoas, apesar de eu ser de menor e ainda não ter uma, eu falo para quem tem e não tem habilitação, a shineray 50cc é usada por trabalhadores, quue as vezes trabalham muito distante de suas casas, as vezes a pessoa presisa de um produto urgente, mais não tem como buscar esse produto, porque aonde o produto está, fica muito longe, e na hora que esta pessoa presisa do produto não passa onibus, não passa taxi, pois então, eu digo que se você ai que esta lendo isso e não concorda comigo, coloque-se no lugar desta pessoa que eu acabei de citar, e pense bem em dar a sua opnião.
      EU SOU A FAVOR DA SHINERAY SIM.
      Não para o mau uso, ou seja: Enpinar, ultrapaçar, isso é desnecessario é claro, mais pra mim essa lei de proibição da shineray deve ser canselada.
      E quem concorda comigo vamos correr atras porque até daqui um tempo até mesmo você podera precisar da famosa cinquentinha shineray 50cc.

      • Muito bem goste da sua resposta, sou a favor de uma lei que puna mais não dessa lei que é só para eles ganharem dinheiro. Que botem uma placa para uma melhor identificação da shineray, mais que a taxa não seja abusiva. Que somente maiores de 18 possam andar, ai sim esta certo. Mais agora eles querem que uma pessoa que mal tem o dinheiro do ônibus pague uma habilitação caríssima, dizendo que a habilitação vai resolver o problema da falta de educação das pessoas. Acho que isso não vai resolver nada. Pois quem nasce mal educado morre mal educado. Eu tenho uma shineray e não tenho habilitação mais respeito o transita. E vejo todos os dias pessoas cem habilitação passando em sinal vermelho, subindo nas calcadas etc. será que habilitação só vai resolver?????

  16. isso é uma falta de vergonha na cara muita gente nao tem condiçoes de pagar o pão de cada dia para pagar uma abilitação a cinquentinha foi a salvação de muitas pessoas . nao dando uma de coitado minha mãe foi a saltada 2 vezez quando voutava a pé para casa a gente dechava de come para pagar as dividas a cinquentinha deve ser libera sem abilitaçao mas obrigatorio uso de capacete e roubas de minima proteção se quiserem q a cinquentinha tenha habilitação pelomes pensem nos q vam perder muita coisa por causa de criticas DESDE JA OBRIGADO. desculpem pelos erros de portugues so tenho 11 anos.

  17. Ô minha gente! Sabemos das imprudências, acidentes entre tantos outros transtornos geradas por uma massa ignorante. Mas, venhamos e convenhamos, ter uma cinquentinha é “mão na roda” pra muita gente humilde. O segredo de tudo é apenas intensificar as fiscalizações das regiões metropolitanas quanto ao porte do veículo por indivíduos de menor idade e exigir dos demais o uso de capacete. Aqui em Olinda, existem muitos que possuem tal veículo, mas que, no entanto, já fazem uso do capacete e respeitam sim as leis de transito tal como qualquer outro condutor. É claro que não seremos alienados e muito menos com postura alheia as fatos, porém, usemos também de benevolência aos que não merecem ser punidos pela irresponsabilidade de uma minoria.

  18. isso e uma safadesa.por para resolver esses plobemas, so basta a policia fazer blitz, para pirais de menor nao poderen bagunçar .ser obrigatorio o uso de capacete ,e nota fiscal,pronto so basta isso,afinal para que existe a pm e a guarda municipal. obs. se fizerem valer essa lei eu quero meu dinheiro de volta,por que isso nao tem cabimento.vou atras de meus direitos;

  19. eu acho uma bestera ela so fais 50,se eu fose abilitado eu contraria ema 125 e não Shineray

  20. se eu for tirar carteira eu vo comtrar moto boa de auta silindrada e não Shineray

  21. isso é um absurdo porque a maioria como eu usa a shineray por não ter condições de conprar uma moto,se não temos condiçoes de comprar uma moto como é que teremos condiçoes de tirar uma abilitaçao e etc…,agora tudo isso por causa desses disocupados que não tem o que fazer e entrega uma shineray para pirralhos que nem se quer alcansar subir em uma e simplismente esses pirralhos sai por ai como se estevessem em uma bicicleta passa pelos guarda de transito com a maior cara de pau e eles não fazem nada,mas quando é um pai de familia que esta passando eles fazem a maior questão de parar.Esses morto de fome por que em toda lanchonete que eu passa tem 1,2,3 ate 4 quarda de transito todos enchendo a pança em quanto deveriam esta parando os pirralhos que andam baguçando.

  22. O que existe na verdade é falta de educação dessa pessoas que usam essa tal Shineray, e sem educação não teremos bom senso destas!

    É uma vergonha, aonde já se viu comprar uma motocicleta e do nada um infeliz dizer que não precisa de capacete e nem CNH pra dirigir um veículo motor! É o cúmulo isso…

    Está na LEI! Qualquer veículo motor, precisa autorização para andar pelas ruas, e a autorização é justamente a carteira de motorista e a placa, que identifica o veículo! TODOS OS VEÍCULOS DEVEM SER IDENTIFICADOS, JUSTAMENTE PARA OS MAUS MOTORISTAS SEREM RESPONSABILIZADOS PELOS SEUS ATOS! E ISSO INFELIZMENTE EM MUITAS CIDADES, NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA! É UM ABSURDO!!!!!!!!
    Pessoas que compram isso, não tem responsabilidade, então, não podem sair por ai dirigindo, isso é um absurdo sem tamanho!
    #vergonha

  23. A coisa mais certa a se fazer é proibir menores de idade andar com qualquer tipo de motocicleta, acho q o custo desta autorização deveria ter um preço mais acessível para aqueles que podem ter tal autorização.

  24. ACHEI A RESPOSTA DEFINITIVA PARA TER HABILITAÇÃO OU NÃO E TAMBÉM EMPLACAR OU NÃO AS CINQUENTINHAS:

    É necessário emplacar uma “cinquentinha”? Precisa ter habilitação?

    By Elton Tedesco, Clique no nome do autor ao lado para comentar.

    Sábado, 11 Setembro 2010

    É necessário emplacar uma “cinquentinha”? Precisa ter habilitação? O que diz a lei sobre estas questões?

    A lei que fala que a competência para regularizar o emplacamento das 50cc é o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (mais especificamente nos artigos 29 e 124 do CTB).

    Abaixo seguem uma breve explanação acerca da legislação e algumas ementas de jurisprudência:

    BREVE RESUMO:

    DO EMPLACAMENTO DAS 50:

    O Código de Trânsito Brasileiro determina que a competência (emplacamento e licenciamento dos ciclomotores) é dos municípios, devendo estes desenvolverem todas as questões cartoriais para tal mister, conforme art. 24, XVII do CTB.

    Vejamos:

    “Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

    XVII – registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações”.

    E mais adiante consta:

    “art. 129 do CTB: registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários”.

    O Código de Trânsito é claro ao elencar que é de competência dos Municípios o emplacamento dos ciclomotores (CICLOMOTOR = veículo menos de 50 cilindradas).

    Nas situações em que o Município ainda não regularizou o emplacamento, não pode haver a apreensão do bem ou proibição de circulação sem a placa. Nesse sentido a decisão:

    “Apelação. Mandado de segurança. Veículo ciclomotor. Registro e licenciamento. Competência dos municípios para proceder ao registro e licenciamento dos veículos. Custas pela metade. Ausente legislação do município de Cerro Largo sobre o registro e licenciamento de ciclomotor, Não se pode exigir do cidadão o cumprimento de uma exigência que o ente competente não disponibiliza o serviço para efetivá-la. Apelo desprovido. (apelação cível nº 70007413198, 21ª Câmara Cível, TJ/RS. Relator: Marco Aurélio Heinz, em 07/04/2004)”.

    “Apelação Cível. Constitucional, administrativo e processual civil. Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Multa e Apreensão. veículo ciclomotor. Infração de Trânsito. Mandado de Segurança. Procedência Parcial na origem. Autorização ou Carteira Nacional de Habilitação. Necessidade. Registro ou Licenciamento do veículo. Legislação Municipal. Inexistência. Improvimento em grau recursal. Sentença que se mantém. Apelação improvida. (apelação cível nº 70007443575, 4ª Câmara Cível, TJ/RS).

    Portanto, enquanto não houver legislação municipal regulamentado a situação, desnecessário o emplacamento e permitida a circulação dos ciclomotores.

    DA AUTORIZAÇÃO PARA CONDUÇÃO DE CICLOMOTORES OU CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO A.

    Em relação à habilitação segue a resolução do CONTRAN:

    A Resolução nº 50/98 do CONTRAN, assim dispôs sobre a matéria, in verbis:

    “Art. 10 – A habilitação para conduzir veículo automotor e a autorização para conduzir ciclomotores serão apuradas por meio de realização dos cursos e exames previstos nesta Resolução, requeridos pelo candidato que saiba ler e escrever, que seja penalmente imputável e mediante apresentação da prova de identidade reconhecida pela legislação federal.

    § 1º – Para a circulação de ciclomotores no território nacional é obrigatório o porte da Autorização ou da Carteira Nacional de Habilitação Categoria ‘A’.”

  25. e cada uma . quer dizer que andar de moto sem habilitação estar certo !
    me poupe vc com este comentário infeliz .
    fico indignado quando dizem que as pessoas que compram uma SHINERAY
    compra porque e não tem condições de tirar uma habilitação SHINERAY uma custa em media 3 mil reais . uma habilitação em media 600 reais . um capacete 100 reais ou até mais barato . Mas existe pessoas que insiste andar errado ..
    enquanto existir pessoas que pensa como vc o transito brasileiro vai haver mortes
    um dia vc vai mudar de ideia tomare que nenhum chineleiro atropele um parente seu .. Sou a favor da legalização sim doa a quem doer .
    estou cansado de ver vagabundos de SHINERAY ranca a porcaria do escapamento pra fazer barulho nas madrugada . LEGALIZAÇÃO JÁ …

  26. por favor né…quer dizer que agora por causa de alguns acidentes a culpa é da shineray…gente existe acidente com onibus,moto,carro,caçamba,bicicleta..e vcs nunca criticaram dizendo :ah tem que tirar de linha so causa acidente ,atrapalham…mim polpe viu…acidente acontece ate com pedestres,e pq acontece com pedestres vai ter q proibir eles de sairem na rua tambem???? ah mim polpe viu..conheço muitas pessoas que precisam da shineray pra ganhar o pao pra dentro de casa …pois habilitaçao ta muito cara muitas pessoas nao tem condiçao de comprar tanto que eu conheço muitos condutores de carros grandes que fazem é comprar chega na auto escola so pra assinar mim polpe quem saovcs pra tarem criticando???

    • apoio seu comentario pois eu nao tenho cnh e sempre usei a minha shineray pra trabalhar e nunca fui arruaceira.ela sempre foi muito útil.

  27. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  28. Vc quer de shinerai? va pela ciclovia e não pelo meio a pista, vc não paga ipva para desfrutar da pavimentação asfaltica, kkkkkkkkkkkkkkkk…….

  29. NA MINHA OPINIÃO QUEM ANDA COM VEICULOS MOTORIZADOS NO TRANSITO TEM QUE TER CNH. QUERO VER ATE QUANDO AS AUTORIDADES VAO DEIXAR ESSA BANGUNÇA NO TRANSITO. EM PAULO AFONSO NAO TEM UTI PESSOAL USEM CAPACETE A COMBINAÇAO DE CABEÇA E CHÃO QUE É MUITO DURO NAO DAO CERTO MATA VIU.

  30. 1° nunca vi tantos comentários infelizes . como pode uma pessoa compra uma moto sem saber andar ?
    2º como identificar uma moto que não tem registro pelo Detran ? melhor como receber o dpvat deste veiculo ?
    3º o capacete e equipamento obrigatório em motocicletas
    4° veiculo de menor de idade é bicicleta é esqueite . ou velho busão
    5° me acho um palhaço em ter uma motocicleta que tem um valor absurdo no ipva alem da habilitação que não foi barata e tive que andar a pé ate recebê-la .
    6º agora vem um monte de ignorantes favar que shineray e moto de gente de baixa renda . lascado sou eu que pago um absurdo de imposto quanto os chineleiros andam errados atropelando e empinando e fazendo barulhos sem o escapamento . que também e crime ambiental e sonoro . bom como a moça kelinha falou que eles são MOTOQUEIROS bom disse tudo
    7º com muito orgulho pago minha zorra mais sou motociclista . chupa este abacaxi agora …..

    • FALTOU O 8º, 9º E 10º PARA FORMA OS 10 COMENTARIOS DE
      RODRIGÃO

    • em resposta ao segundo item, simplesmente não se recebe o seguro dpvat pq não há contratação do mesmo…shineray não paga seguro obrigatório

    • opas! é realemnte vc esta certo;… pois vc esta certo mermo
      eu sou kelinha a tal que vc citou nos seus exemplos… te apoio.

  31. E TBM MUITA GENTE QUE NÃO TEM CONDIÇÕES … PELOS MENOS TEM CONDIÇÕES DE TER UM AUTO MOTOR, POIS MINHA SOGRA ANDAVA CANSADA DO TRABALHO 14 ANOS VINDO DO CENTENARIO E VOLTANDO PRA A QUI PRA A RUA.. E HJ ELA DISSE QUE A SORTE DELA.. FOI O MARIDO COMPRAR A SHINERAYZINHA SE NÃO ELA TAVA ERA LASCADA.
    JA IMAGINOU VC PASSAR MAIS DE 12 HORAS EM PÉ… E AINDA NO FINAL DO EXPEDIENTE IR PRA KSA A PÉ? POIS É TEM QUE PENSAR NOS POBRES TBM … QUEM NAUM TEM CONDIÇÕES DE TIRAR UMA CARTEIRA..NO COMEÇO ESSA SHINERAY ME AJUDOU =TANTO NO MEU SERVIÇO.;

    • vendo por esse lado realmente ajudou os pobres, mas isso nao justifica tanta imprudenca no transito

      • é não tou falando disso naum …. claro que naum justifica…. masi tu sabe quanto é uma ACC ( autorização)? é o mesmo preço da CNH (crateira de habilitação) isso é o que digo que é um absurdo!

    • Me descupe! Mas não tem nada a ver….
      Sua sogra deve trabalhar muito e duro, tudo bem. Mas ela não pode ser beneficiado por isso, trânsito é coisa séria, se ela sofre um acidente ou causa um é muita dor de cabeça pra ambos os involvidos. Então, as pessoas tem que ter mais responsabilidade. Isso é inadmissível, dirigir uma moto, sem capacete, sem placa, sem CNH e ainda achar que esta tudo bem, uma maravilha!!!

  32. OLHEM NA MINHA OPNIÃO (SOU MOTOQUEIRA E POSSUO UMA CG 150)… JA PRESTARAM ATENÇÃO QUE QUEM PEGA SHINERAY GERALMENTE É QUEM ESTA APRENDENDO A GUIAR AINDA?
    CNH PRA SHINERAY… NADA A VER, AGORA ERA BOM NÃO DEIXAREM DE MENOR SEREM AUTORIZADOS PARA GUIA-LAS NÃO… POIS JA ESTA CHEIO DE IMPRUDENCIA E DE MENOS NO TRANSITO… MEU DEUS… JA É PERIGOSO PRA OS MAIS VELHOS QUEM DIRÁ OS MAIS NOVOS…. AFINAL DE CONTAS TRANSITO É COISA MUITO SERIA…. NAUM É SO SABER SE ENQUILIBRAR NA MOTO QUE JA SABE ANDAR NAO…

  33. So te digo uma coisa a shineray estar matando e os condutores dessas motos não estão abitos a trafegarem com ela!!!!! na maioria das vezes eles não sabem das leis de transito!!!!

  34. AQUI VAI A RESPOSTA DEFINITIVA PARA AS MOTOS SHINERAI DE 50 CC.

    A 1 ano e 7 meses, em uma decisão liminar, o Juiz Wagner Ramalho Procópio da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital (PE) proibiu o governo do Estado de fiscalizar e apreender as motos e ciclomotores de até 50cc. Mas agora o Juiz voltou atrás e reconheceu que essas motos são como qualquer outro tipo de veículo e, portanto, precisam estar devidamente licenciadas, emplacadas, e com condutor habilitado e corretamente equipado.
    Muitas pessoas compram este tipo de Moto por acreditar que não é necessário licenciar, pagar taxas e impostos, emplacar, ou mesmo ser habilitado para poder pilotar, o que não é verdade. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é muito claro no que diz respeito ao licenciamento de Motocicletas, Motonetas e ciclomotores.
    Devido a essa decisão liminar, a fiscalização era proibida, e então as motos podiam circular livremente pelas ruas, já que as administrações municipais não fiscalizam, porém, com condutores sem nenhum treinamento e sem nem mesmo um Capacete, o número de acidentes de trânsito começou a aumentar muito, sem falar na desordem no trânsito.

    Para registrar um ciclomotor, o procedimento é exatamente igual ao do registro de uma moto ou carro. A taxa de emplacamento no Estado de Pernambuco é de R$ 100,96 e o Seguro Obrigatório DPVAT, que tem o mesmo valor no Brasil inteiro, custa R$ 279,27. A única diferença fica por conta do IPVA, pois os ciclomotores não recolhem este imposto. Além disso, é necessário apresentar a nova fiscal de fábrica ou revenda, CNH, RG e comprovante de residência.
    Para conduzir um ciclomotor, o piloto deve estar devidamente habilitado, e, portanto, deve possuir uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Geralmente o preço para conseguir ambas habilitações é o mesmo, então não vale a pena fazer a ACC. A melhor opção é fazer logo a CNH categoria A, que é mais abrangente, pois também habilita o condutor a pilotar motos maiores.
    Além da Habilitação para o piloto, tanto ele quanto passageiro devem estar usando capacete com a viseira abaixada (ou com óculos de proteção, no caso do capacete ser aberto), calçados firmes e roupas que ofereçam uma proteção mínima ao corpo.
    Infrações e Penalidades
    Com a queda da liminar, as principais infrações esperadas para as próximas semanas são:
    • Dirigir sem habilitação ou com o veículo sem registro: Multa de R$ 191,54 e apreensão do veículo.
    • Conduzir sem capacete, passageiro sem capacete, farol apagado, transportar criança menor que 7 anos: Multa de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir.
    • Dirigir usando calçado que não se firma aos pés: Multa de R$ 85,13.

    (http://www.motosblog.com.br/2011/02/02/cinquentinhas-tambem-precisam-de-habilitacao/)

  35. Precisa de HABILITAÇÃO SIM. Ao contrário do que pensam, qualquer veículo motorizado precisa de habilitação, conseqüentemente ser maior de idade, em qualquer cidade do território nacional, afinal as Leis abrangem todo país, em via pública não pode, pode só em trilha ou no quintal da sua casa, não adianta emancipar, não existe autorização dos pais que fique sobre a Lei e deixe pilotar, não adianta chorar, enfim, precisa ser maior de idade habilitado, agora se quiser correr o risco e a polícia pegar problema seu e de seus pais que vão responder criminalmente por isso

  36. MESMO DENTRO DA LOJA A BICHA JA TEM CARA DE COISA VELHA,JA NOTARAM?IMAGINE SE A HONDA E YAMAHA FIZESE UMA 50CC TEMBEM??SERIA UM CAOS!!!ECAAAA SHYNERAY!!!!!!FORA XISPAAA!!!

    • MULHER… NÃO COLOQUE A HONDA NO MEIO NÃO… POIS HONDA É HONDA.

      • e tu deve andar de pé né kkkkkkkkkkkkkkk ?

      • VAI VER QUE TU CAROLINA TEM UMA SHYNERAY NÉ
        E TA TODA PERTUBADA POR QUE FALAM MAL DELA ÔÔÔ………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • vamos ver q tu nunca possuiunem um velocipe e fica ai tirando onda de patricinha>>

  37. não tem nada aver, tem muito barbeiro ai habilitado matando as pessoas que andas em shineray, não são todos que tem shineray que bagunçam eu axo que deveria ter um liberação e so liberar maior de idade que irar responder pelo seu erro!!!

    • isto de abilitar nao tem nada aver isto ai e um 50cilindra
      nao tem nada aver isto de abilitar comcordo com vc

      • deixar os de maiores tá certo mesmo , agora teve uns guri que minha gente não existe não
        os me maiores ainda se ligam no transito mais os me menor é só no agito quem andam

  38. tem que pegar é os cara que anda bagunçando rapaz e esse povo que anda com cano serrado, não quem anda com sarachu nada aver isso….. sarachu é proibido, mas se fosse proibiriam de veder tbm, tem que ficar no pe é fos que bagunção pq muitos andam direitos, que nada isso é inveja é de quem tem as coisas, se fosse assim ate bicilceta tinha que usar capacete e abilitação…..

    • e com certeza tem sim meu amigo…consulte o codigo de transito brasileiro…pra andar de bicicletatem q usar todos os equipamentos: capacete, retrovisores, refletores, etc…

  39. Ja que tem de andar habilitado, porque nao exije tambem o emplacamento desses tipos de veiculos. se nao e preciso emplacar tambem nao e preciso ser habilitado.Ja pensou ser habilitado ate para andar de bicicleta.

  40. Tem pessoas que estão colocando o comentário sem nem ler a matéria, pois para se pilotar a shyneray é obrigatório o uso da ACC(Autorização para Conduzir Ciclomotor) e capacete, o problema é que se vc for na Ciretran de PA, tem funcionário que nem sabe o que é isso, e quem tem a competencia de cobrar o uso de tal é a PM.

  41. Paulafonsino

    No meu ponto de vista, acho que todos os condutores de automotor independente de cilindrada alta ou baixa precisa de sua propria segurança em termos de uso de capacete, orientação de auto escolas etc.
    Mais infelizmente não é isso que acontece em Paulo Afonso-BA, sempre nos deparamos com menores Conduzindo Shineray sem capacete, Empinando, com canos barrulhentos, Sem a parte da trazeira, sem farol e nisso prejudicando o transito.

  42. LEIS NO BRASIL É BALELA, AQUI Ñ EXISTE LEI PQ O GOVERNO TA GASTADO DINHEIRO COM ALGUNS Q Ñ PAGA IMPOSTO E RECEBE O DINHEIRO DE UM TRABALHADOR Q VEM PAGANDO SEUS IMPOSTOS E PRECISAM. MAS COMO TUDO AKI É ASSIM FICA POR ISSO MESMO QUEM MANDA É IMPRESARIO LANÇA UMA MERDA DESSA E BOTA NO MERCADO PRA ESSES SEM NOÇÃO ANDAREM AI SEM CAPACETE, SEM HABILITAÇÃO, SEM SABER O Q É UMA PLACA DE TRANSITO. ENQUANTO AS LEIS FAVORECER A GENTE GRANDE NADA MUDA MESMO NESSE PAIS. A POLICIA E ESSES PAIS SEM NOÇÃO TEM MAS CULPA AINDA, OS PAIS Q DÃO AS MOTOS E A POLICIA PQ Ñ FAZ SEU PAPEL DE ORDEM NA CIDADE, A NOITE TODA EM PA É ESSA CRIANÇADA COM ESSA MOTOS PRA CIMA E PRA BAIXO COM OS CANOS SUADENTOS E A POLICIA Ñ FAZ NADA, AI FICA JOGANDO DE SETOR, O GTRAN PIOR AINDA ESSES Ñ TEM MORAL MESMO E A POLICIAL TB Ñ. A CULPA DISSO TUDO É A PRÓPRIA SOCIEDADE Q ACHA ISSO LINDO.

  43. O jeitinho brasileiro, Não é automovel, não é avião o que é? Uma SHINELADA, ou me esqueci desprezei, é SHINERAY. Com ela pode tudo, não precisa conhecer de transit, é somente se equilibrar em duas rodas, não precisa de habilitação, pode andar pela contra mão, estacionar onde nãopode estacionar, carros motos ou caminhões, não precisa de capacete, apezar de ter numero de chassi não pode ser MULTADA. Ai esta a sensação do momento, compre uma.

  44. ROMENILDO OLIVEIRA

    Aqui em DELMIRO GOUVEIA-AL usam-se muitas Shineray por menores,mas a culpa são dos pais que compram.MAS DEVEMOS LEMBRAR QUE O CÓDIGO DE TRÂNSITO EXIGE HABILITAÇÃO PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES DE 100 CILINDRADAS ACIMA.Deve-se apreender AS SHINERAY COM os CONDUTORES DE MENOR IDADE E QUE NÃO ESTEJAM DE CAPACETE.AÍ SIM…..

  45. minha opiniao

    pelomenos ja que nao presisa de Autorização pelomenos poderia obiter os 18 anos para poder conduzi-las

  46. tem que haver fiscalização esses muleques estão atrapalhando o transito de paulo afonso,quando ver um com o cano zuadento e bagunçando da ate vontade de passar por cima,mas como eu sou contra a violênci, deixa queto,se tem que usar a halitação pra andar nessas coisas porque num param esses muleques,por causa deles ta acontencendo muito assidente e ate resolverem isso continuara acontecendo,responsabilidade zero…

  47. Bárbara Caroline

    Olha eu essas pessoas que falam mau de shineray tão com inveja!!!,Essas motos ajudam tanto as pessoas!1E vcs ficam falando criticando ,claro que toda regra tem sua excessão tem uns que andam conforme a lei e outros não,mas isso de quem não tem carteira não vai poder andar tá muito errado!!!!!!!

    • isso de quem não tem carteira não vai poder andar tá muito errado!!!!!!!

      Barbara, então é errado cobrar o certo ?

      Meu Deus !!!

  48. adorei a sua explicação,sou conduto de veiculo alto motor ,e quando tive minhas aulas ouvi muito bem que tem que ter uma carteira.olha a fiscalização também tem que estar presente,pois vejo crianças em shineray sem ter noção do transito e um perigo! fiscalização igual as das motos se não estiver portando cnh,leva a moto,dai vamos ver o que vai dar.

    • jatinho no asfalto

      va se lasca que eu tenho uma shynerai e eu tenho 16 anos e tenho mas noção do que vc que não sabe de nada fique na sua baba ovo

      • Jatinho,se vc diz que tem 16 anos e tem muito mais noção,de um de maior e de um habilitado.. vc so pode ta muito enganadooooooooo.
        Porque querido nem educação vc tem,em se explicar diante de criticas construtivas.
        Antes msm de vc,anda saindo por ai na sua Shineray, va terminar seus estudos e aprender a se educada.
        Pq se vc num tem educação, concerteza vc é um sem noção.

    • Concordo com vc ”alguém”
      Tem muita gente por ae achando que por ñ ter o uso obrigatorio da carteira de motorista..Axam no direito de andarem por ae.. sem nem ao menos saber anda de moto,sem nem noção do que é uma sinalização,sem contar que ficam um engarrafamento so na cidade de ”paulo afonso” e é a pura verdade a maioria dos que usa a Shineray ñ tem noção alguma de uma reponsabilidade no transito.

  49. essas pessoas sem cnh nao podem estar rodando no transitor !!!
    se continua isso vai morrer muito +

    • jatinho no asfalto

      vc não tem dinheiro para compar uma e fica com inveja dos outros zé ruela…

      • kkkkkkkkkk…dinheiro??? e tu chama 3 mil de dinheiro é? com 500 conto qualquer um compra uma shineray pelada, pronta pra bagunçar

  50. PRECISA NÃO DEVE!VEJA M O PERFILDE QUEM COMPRA ESSAS MOTOCA!FICAM NAS BR NO CENTRO DA PISTA DE ROLAMENTO,COM UM BI-TREM A SUAS COSTAS E O CARA TA NEN AI VEI!NÃO TEM HABILITAÇAO E NÃO PAGA OS DEVIDOS IMPOSTOS AS AUTORIDADES COMPETENTES!TEM SIM Q TER AUTORIZAÇAO,TER NOA TO UM QUESTIONARIO PRA ELE RESPONDER,E EXAME MEDICO PRA VER SE NAÕ É DOIDO!SE QUEM TEM MOTO DE VERDADE JA PASSA SUFOCO DOS 4 CANTOS,IMAGINE ESSE VIRUS TRAZIDOS DA CHINA!!!O ASSUNTO E POLEMICO E BOM DE RESENHA!!

    • Engano seu tenho 18 anos trabalho e sou habilitado, porem a nova shineray a phoenix e bonita e gostei dela sei todas as leis detransito, so pq muitos nao teem a cnh não pode generalizar todos…

    • vamu tocar fogo nessas pragas dessas shinerays…ATENÇÃO: CAMPANHA PELO BOM TRÂNSITO!!! DOE SUA SHINERAY PRA SER INCINERADA…A SOCIEDADE DE P.A AGRADECE…KKKKKKKK

      • NA MINHA OPINÃO AXU QUE VC ESTA BAGUNÇANSO D+ AKI NO CHICO SABE TUDO… NÃO POASSA DE MAIS UM VAGABUNDINHO SEM FUTURO… VAI ESTUDAR PIVETE!

  51. esses pivetes q tão rodando nessas shinerays são muito irresponsáveis e as vezes quem acaba pagando o pato é quem tem moto normal.A policia tá pegando no pé de quem coloca cano sarachú por causa deles q serram o cano véio dessas motinhas e ficam fazendo a maior baderna na cidade.
    Alei deveria ser mais severa sim pra esses irresponsáveis.

    • homi, tem um gordinho ki é um fi da peste pra empinar nessas shineray…num sei como o chassi num empena…aguenta akele peso todo…o gordinho deve pesar uma tonelada…kkkkkkkkk…moto forte da poxa…dá-lhe shineladaaaaa

      • POIS É…. AXU QUE ESSE GOIRDINHO É O MEU PRIMO… REALMENTE ELA GUENTA MUITO MERMO…. KKKKK

  52. na minha opinião nem os motoristas eo motociclistas se respeitam

    • Todos os condutores de veículos,independente do meio de transporte utilizado,deveriam, sim, serem habilitados,terem maioridade, e, acima de tudo,usarem capacetes,cintos de segurança necessários e responsabilidades… da forma que acontece diariamente,muitos perderão à vida por conta desses infratores e de uma lei não exigida rigorosamente…