Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Serviço

Novo motor nuclear pode levar humanos a Marte em apenas algumas semanas

Cientistas britânicos conseguem primeira ignição de plasma em motor de fusão que atinge 800 mil km/h.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Serviço
26 de março, 2026 · 18:50 1 min de leitura

A viagem para Marte, que hoje demora meses, pode estar prestes a se tornar uma jornada de poucas semanas. A empresa Pulsar Fusion, do Reino Unido, anunciou que conseguiu realizar com sucesso a primeira ignição de plasma em um motor de foguete movido a fusão nuclear.

Publicidade

O feito histórico foi apresentado durante a conferência MARS e utiliza a mesma lógica de energia que alimenta o Sol. No protótipo chamado Sunbird, os pesquisadores criaram e controlaram o plasma usando campos magnéticos e elétricos para gerar uma potência impressionante.

Diferente dos foguetes atuais, que dependem de reações químicas limitadas, esse novo sistema tem o potencial de ser mil vezes mais forte que os motores convencionais. A estimativa é que a nave consiga atingir a velocidade recorde de 800 mil km/h no vácuo do espaço.

Além da rapidez, a tecnologia garante mais segurança para os astronautas. Com o tempo de viagem reduzido drasticamente, a tripulação ficaria menos exposta à radiação perigosa do espaço profundo e aos problemas de saúde causados pela falta de gravidade por longos períodos.

Publicidade

A equipe da Pulsar Fusion acredita que o ambiente gelado do espaço é o lugar ideal para o funcionamento do motor, facilitando a estabilidade do plasma. O próximo passo do projeto envolve o uso de ímãs supercondutores ainda mais potentes para refinar o controle da máquina.

Leia também