Publicidade
PI 6308
Serviço

Inmet aponta ar seco e risco elevado na Bahia; veja áreas

Órgão aponta risco de umidade entre 20% e 12% no oeste baiano; Barreiras e Xique-Xique estão na lista

Redação ChicoSabeTudo
29 de setembro, 2026 · 05:56 2 min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo por baixa umidade do ar para 74 cidades da Bahia nesta segunda-feira (28). O aviso passou a valer a partir das 11h.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% nas áreas atingidas. Entre os municípios sob alerta estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, todos na região oeste do estado.

O órgão informa que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Também pode causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.

Publicidade

Para reduzir os efeitos da baixa umidade, o Inmet recomenda manter boa hidratação, evitar esforços físicos e a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. A orientação inclui ainda o uso de hidratantes para a pele e a umidificação de ambientes fechados.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A lista de cidades sob alerta é extensa e abrange municípios como Angical, Baianópolis, Barra, Boquira, Botuporã, Caetité, Correntina, Guanambi, Ibotirama, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Remanso, Santa Maria da Vitória, São Desidério, Sento Sé, Serra do Ramalho e Tanque Novo, entre outros pontos do oeste e sudoeste baiano.

A página oficial de avisos do Inmet, consultada nesta terça-feira (29), mostra que a Bahia segue com registros de baixa umidade, classificados como "Perigo" e "Perigo Potencial". O sistema não permite confirmar, no conteúdo acessível, se esses avisos correspondem exatamente à mesma lista de 74 municípios divulgada no dia anterior.

Municípios da região de Paulo Afonso, no norte do estado, não constam na relação de 74 cidades do alerta laranja. Uma previsão local para a cidade, referente a esta terça-feira (29), indica alerta amarelo — de menor gravidade — para baixa umidade relativa do ar, além de calor e índice ultravioleta considerado muito alto. Não há confirmação de que Paulo Afonso ou municípios vizinhos estejam incluídos no alerta laranja divulgado para o oeste baiano.

Publicidade

Leia também