Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Serviço

DeepSeek perde ritmo na corrida da IA com atrasos e polêmica

A DeepSeek, startup chinesa de IA, enfrenta atrasos no lançamento do DeepSeek R2 e polêmica com chips Nvidia, perdendo o ímpeto inicial na corrida da inteligência artificial.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Serviço
28 de dezembro, 2025 · 21:55 2 min de leitura
DeepSeek é a "galinha dos ovos de ouro" chinesa (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
DeepSeek é a "galinha dos ovos de ouro" chinesa (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

A DeepSeek, startup chinesa que agitou o mercado de inteligência artificial no começo do ano com o lançamento de seu primeiro chatbot, agora parece estar enfrentando alguns desafios para manter seu lugar na acirrada disputa global. Depois de um início promissor, a empresa tem tido dificuldades em repetir o sucesso inicial, lidando com atrasos e uma recente polêmica.

Publicidade

O grande ponto de preocupação no momento é o lançamento do DeepSeek R2, que seria a nova geração do seu modelo de IA. A ferramenta, que era aguardada para maio, teve seu lançamento adiado porque Liang Wenfeng, o CEO da companhia, não ficou satisfeito com o desempenho do sistema. Esse atraso levanta sérias questões sobre a capacidade da empresa chinesa de competir de igual para igual com gigantes da tecnologia, como a OpenAI, criadora do famoso ChatGPT, que contam com estruturas muito maiores.

Chips proibidos da Nvidia geram debate e aumentam pressão

Como se não bastasse o adiamento do R2, uma polêmica envolvendo os chips usados para treinar o novo modelo de IA adicionou mais pressão sobre a DeepSeek. Em dezembro, uma reportagem do site The Information revelou que a empresa estaria usando chips Blackwell, da Nvidia.

O problema é que esses dispositivos, considerados de última geração, não podem ser vendidos para a China. Essa proibição faz parte das regras estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos. A Nvidia, fabricante dos chips, se manifestou dizendo que não tem provas de que seus equipamentos estariam sendo desviados para a empresa chinesa.

Interesse pela IA chinesa diminui após forte estreia

Publicidade

No início do ano, mais precisamente em 20 de janeiro, o aplicativo da DeepSeek chegou a ocupar o topo do ranking da App Store, da Apple. Naquele momento, a ferramenta se destacou bastante, oferecendo um desempenho muito parecido com o do ChatGPT, mas com um custo bem mais acessível para os usuários.

No entanto, mesmo com algumas atualizações lançadas para o modelo original, o interesse pela IA da China perdeu o fôlego que tinha no começo. A expectativa agora é que a tão aguardada chegada do DeepSeek R2, prometida para as próximas semanas, possa renovar o entusiasmo e impulsionar a startup novamente na corrida tecnológica.

Leia também