O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC USP) será a sede do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS), com a iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi oficializado por meio de um acordo de cooperação assinado na última sexta-feira (14), entre o Ministério, a USP e o governo do estado de São Paulo.
Este hospital inteligente integrará o novo Instituto Tecnológico de Emergência, sendo uma peça chave para a implementação de uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão. O projeto inclui a construção de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) distribuídas pelas cinco regiões do país, além de melhorias em unidades de referência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
O Ministério da Saúde está em fase final para garantir um financiamento de R$ 1,7 bilhão junto ao Banco do BRICS, destinado a apoiar essa transformação na saúde pública. O ministro Alexandre Padilha destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que representa um avanço significativo para o SUS e coloca o Brasil em destaque no contexto global, onde a tecnologia e a inovação começam a moldar os serviços de saúde.
“O paciente grave, de emergência, é o que mais se beneficia dessas tecnologias redutoras de tempo”, disse a Professora Ludhmila Hajjar, idealizadora do projeto.
A criação da rede de alta precisão está conectada ao Programa Agora Tem Especialistas, que visa expandir o acesso à atenção especializada no SUS. Em março, o ministro Padilha havia apresentado o projeto ao Banco do BRICS, e em julho, a proposta foi revelada pela ex-presidente Dilma Rousseff em uma reunião do bloco internacional.
O acordo de cooperação assinado é o passo final para a avaliação e lançamento das obras, que prometem revolucionar a medicina de precisão no SUS.







