O Hospital Alagoinhas, situado no município de Alagoinhas, na Bahia, tornou-se o primeiro hospital particular do estado a aderir ao programa Agora Tem Especialistas (ATE) do Ministério da Saúde. A formalização da adesão ocorreu neste sábado (15) e permitirá que a unidade de saúde realize atendimentos médicos gratuitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em troca da quitação de débitos tributários.
No total, a instituição comprometeu-se a transformar R$ 3,5 milhões em atendimentos ao SUS, o que representa uma média mensal de R$ 500 mil. Esse valor será destinado a aproximadamente cem cirurgias mensais, além de consultas e exames na área de oncologia e diversas modalidades cirúrgicas, incluindo intervenções ortopédicas.
Entre os procedimentos a serem oferecidos estão cirurgias gerais, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, além de operações no aparelho digestivo. Cirurgias de alta complexidade, como a inserção de próteses de quadril e joelho, foram destacadas pelo diretor nacional do programa, Rodrigo Oliveira, que enfatizou a redução do tempo de espera e a necessidade de deslocamento para Salvador por parte dos pacientes.
Os pacientes serão encaminhados ao Hospital Alagoinhas somente pelas secretarias de saúde estadual e municipais, através de suas centrais de regulação, garantindo que todos os atendimentos sejam agendados previamente. O gerente da unidade, Henrique Souza, apontou que o hospital possui capacidade ociosa para atender à demanda, afirmando:
“Temos o potencial de zerar a fila da regulação de toda a região”.
O programa Agora Tem Especialistas facilita que hospitais privados utilizem créditos dos serviços prestados ao SUS para compensar tributos municipais e federais. O Ministério da Saúde informou que há outras cinco propostas de adesão de hospitais baianos em análise.







