Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

TSE autoriza união entre PP e União Brasil para as próximas eleições

Batizada de União Progressista, a nova federação partidária terá a maior bancada da Câmara e vale por quatro anos

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
26 de março, 2026 · 19:43 1 min de leitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu sinal verde para a criação da 'União Progressista', federação que une os partidos União Brasil e Progressistas (PP). A decisão, tomada por unanimidade nesta quinta-feira (26), permite que as siglas atuem como se fossem um único partido já nas eleições de 2026.

Publicidade

Com essa união, as duas legendas passam a somar forças e formam a maior bancada de deputados federais no Congresso. Na prática, eles vão dividir o tempo de propaganda na TV, os recursos do fundo eleitoral e as candidaturas por, no mínimo, quatro anos.

A ministra Estela Aranha, relatora do processo, votou a favor após os partidos resolverem pendências sobre a identidade visual da nova marca. O Ministério Público Eleitoral também não apresentou barreiras para a oficialização do grupo.

Diferente das coligações antigas, que valiam apenas para o período da eleição, a federação obriga os partidos a manterem a aliança durante todo o mandato. Se algum partido sair antes do tempo, pode sofrer punições da Justiça Eleitoral.

Publicidade

Agora, o Brasil conta com cinco federações registradas. Além da nova União Progressista, já existem a Brasil da Esperança, PSDB-Cidadania, PSOL-Rede e a Renovação Solidária.

A aprovação aconteceu dentro do prazo legal, que exige o registro oficial até seis meses antes da votação. Com isso, as lideranças políticas locais e nacionais já podem planejar as estratégias para o pleito de 2026 sob a mesma bandeira.

Leia também