Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Senado barra Jorge Messias e Lula sofre derrota histórica na indicação para o STF

Advogado-Geral da União não conseguiu os 41 votos necessários no plenário e nome segue para o arquivo

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
29 de abril, 2026 · 22:22 1 min de leitura

O plenário do Senado Federal rejeitou, na tarde desta quarta-feira (29), a indicação de Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O atual Advogado-Geral da União obteve apenas 34 votos favoráveis, ficando abaixo do mínimo de 41 exigidos pela Constituição.

Publicidade

A votação foi rápida e marcou um momento de tensão política em Brasília. Ao todo, 42 senadores votaram contra o nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que resultou no arquivamento imediato da indicação conforme anunciado pela presidência da Casa.

Apesar de ter passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) mais cedo, com 16 votos a favor e 11 contra, Messias não conseguiu sustentar o apoio necessário entre o conjunto dos parlamentares. O resultado foi recebido com comemoração por membros da oposição no plenário.

O revés é considerado um golpe político significativo para o governo federal, especialmente por ocorrer em um ano eleitoral. Agora, o presidente Lula precisará escolher um novo nome para ocupar a cadeira vaga na Suprema Corte e submeter o indicado a todo o processo de sabatina e votação novamente.

Leia também