Última hora
PMPA - 5736
Política

Projeto na Bahia quer garantir meia-entrada para mesários em shows e estádios

Proposta do deputado Angelo Coronel Filho prevê desconto válido por dois anos para quem trabalhar nas eleições

Redação ChicoSabeTudo
30 de abril, 2026 · 18:50 1 min de leitura

Quem trabalhar nas eleições na Bahia pode ganhar um incentivo extra em breve. Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propõe que mesários e outros colaboradores da Justiça Eleitoral tenham direito a pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos em todo o estado.

Publicidade

O benefício, de autoria do deputado Angelo Coronel Filho (Republicanos), valeria para ingressos de cinema, teatro, shows e até jogos de futebol. Se aprovada, a medida deve começar a valer a partir das eleições de 2026, beneficiando presidentes de mesa, secretários, suplentes e auxiliares.

Para garantir o desconto, o cidadão precisará apresentar uma certidão emitida pela Justiça Eleitoral. O direito à meia-entrada teria validade de dois anos, contados a partir do dia em que o serviço foi prestado na votação.

É importante destacar que o projeto exige a participação completa no processo. Ou seja, o colaborador precisa atuar no primeiro e no segundo turno, caso ocorra. Apenas participar dos treinamentos não dará direito ao desconto no ingresso.

Publicidade

Segundo a proposta, o objetivo é reconhecer o esforço de quem doa seu tempo para garantir a democracia. O deputado argumenta que a medida ajuda na transparência das eleições e ainda incentiva o acesso ao lazer e à cultura para esses trabalhadores.

O texto agora segue para análise nas comissões da Assembleia Legislativa antes de ir para votação em plenário. Caso vire lei, o benefício não poderá ser acumulado com outros descontos que o cidadão já possua.

Leia também