Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

PGR defende voto popular para escolha de novo governador do Rio de Janeiro

STF decide nesta quarta-feira se o sucessor de Cláudio Castro será eleito pelo povo ou pela Assembleia Legislativa

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
07 de abril, 2026 · 18:30 1 min de leitura

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou a favor de que a população do Rio de Janeiro escolha o novo governador por meio de eleições diretas. A manifestação ocorreu nesta terça-feira (7), véspera do julgamento decisivo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

O comando do estado está vago desde a renúncia de Cláudio Castro, que deixou o cargo pouco antes de ser julgado pelo TSE por abuso de poder. Atualmente, quem governa o Rio de forma interina é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto.

Os ministros do STF vão bater o martelo nesta quarta-feira (8) sobre como será o mandato-tampão. A disputa jurídica gira em torno de dois caminhos: a eleição indireta, feita apenas pelos deputados estaduais, ou a eleição direta, onde o cidadão vai às urnas.

Dentro do Supremo, o clima é de divisão. Ministros como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes defendem o voto popular. Eles argumentam que a renúncia de Castro pode ter sido uma estratégia para evitar punições da Justiça Eleitoral, o que justificaria devolver a decisão ao povo.

Publicidade

O julgamento foi reagrupado após um pedido do ministro Cristiano Zanin, que solicitou a análise conjunta de duas ações que tratam do tema. O resultado final deve ser divulgado logo após a sessão em plenário.

Leia também