A prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, está tirando o sono de muito político em Brasília. O medo é um só: que ele decida fazer uma delação premiada e contar tudo o que sabe, entregando o nome de gente grande envolvida em seus negócios.
Para evitar que o pior aconteça, parlamentares do chamado Centrão estariam se mexendo nos bastidores. A ideia, segundo informações da jornalista Andréia Sadi, do g1, é articular a soltura de Vorcaro o mais rápido possível no Supremo Tribunal Federal (STF).
Vorcaro foi preso por ordem do ministro André Mendonça e está numa cela isolada em um presídio de segurança máxima. A defesa do banqueiro nega que ele esteja negociando qualquer tipo de delação, mas no Congresso a desconfiança é grande.
O cálculo dos políticos é que, quanto mais tempo Vorcaro passar preso, maior a chance de ele resolver colaborar com a Justiça para tentar diminuir uma possível pena. Por isso, a pressa em tentar liberá-lo.
A decisão sobre a liberdade do banqueiro está nas mãos da Segunda Turma do STF, que começa a julgar o caso nesta sexta-feira. Os ministros vão analisar se a decisão de Mendonça de prender Vorcaro foi correta.
A articulação política estaria focada em conseguir votos para soltar o ex-dono do Banco Master. Com a saída do ministro Dias Toffoli do julgamento, a votação terá apenas quatro ministros. Um empate de 2 a 2 já seria suficiente para beneficiar o réu e garantir sua liberdade.







