Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Luciano Ribeiro toma posse como deputado estadual na ALBA

Luciano Ribeiro assume como deputado estadual na ALBA, preenchendo a vaga de Alan Sanches. Ele prometeu honrar o legado do amigo falecido.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
22 de janeiro, 2026 · 17:49 2 min de leitura
Juliana Andrade / AgênciaALBA
Juliana Andrade / AgênciaALBA

O cenário político baiano testemunhou nesta quinta-feira (22) a posse de Luciano Ribeiro como novo deputado estadual. Ele assume a cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em um momento marcado pela lembrança do deputado Alan Sanches, que faleceu no último sábado (17).

Publicidade

A cerimônia de posse aconteceu na sala da Presidência da ALBA, em Salvador, na Bahia, e foi conduzida pela presidente do Legislativo, deputada Ivana Bastos. Luciano Ribeiro, que era o primeiro suplente do União Brasil, retorna ao Parlamento estadual para preencher a vaga deixada pela morte de Sanches.

O evento contou com a presença de amigos, familiares e colegas parlamentares, demonstrando o apoio a Ribeiro neste novo ciclo. Entre os deputados presentes estavam Kátia Oliveira (União), Júnior Nascimento (União) e Tiago Correia (PSDB), que acompanharam o ato solene.

Lembrança e Legado de Alan Sanches

Em seu discurso de posse, Luciano Ribeiro fez questão de homenagear o deputado Alan Sanches, sublinhando o desafio de seguir seu legado. Com a voz carregada de emoção, ele relembrou a amizade e a parceria política com o colega.

Publicidade

"Ele era um amigo querido, fomos colegas de Parlamento aqui nesta Casa. Era um homem de coragem, de posição, sempre na defesa dos mais humildes e necessitados. Acredito que não terei dificuldades nesta missão, porque temos o perfil parecido, militamos na oposição e nunca fechamos portas, respeitando a todos", afirmou Ribeiro, destacando a importância de honrar a memória de Sanches com seu trabalho.

A menção ao legado de Alan Sanches reflete o impacto de sua atuação na Assembleia, tanto que já há propostas para homenageá-lo. Um deputado, inclusive, sugeriu a mudança do nome do Hospital Ortopédico do Estado para prestar tributo a Alan Sanches.

Trajetória Política de Luciano Ribeiro

Luciano Ribeiro traz consigo uma vasta experiência política. Formado em Direito pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni, ele também é pós-graduado em direito público municipal e processo civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Essa bagagem jurídica e acadêmica sustenta sua atuação parlamentar.

Antes de chegar à ALBA, Ribeiro foi prefeito de Caculé, no sudoeste da Bahia, por dois mandatos, onde consolidou sua carreira pública. Sua primeira eleição como deputado estadual ocorreu em 2014, quando iniciou sua jornada no Parlamento baiano. Agora, ele retoma essa função com a responsabilidade de representar os interesses da população e dar continuidade ao trabalho legislativo.

Leia também