Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Juíza da Bahia investigada na Operação Faroeste é punida com aposentadoria forçada

Ilona Márcia Reis foi afastada do cargo por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suposto envolvimento em esquema de venda de sentenças.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
10 de março, 2026 · 14:12 1 min de leitura

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Ilona Márcia Reis, foi punida com aposentadoria compulsória. A decisão é um castigo pelo seu suposto envolvimento no escândalo de venda de sentenças investigado pela Operação Faroeste.

Publicidade

Na prática, a medida funciona como uma expulsão do cargo. Com a punição, a magistrada perde o posto e receberá um valor de aposentadoria proporcional ao seu tempo de serviço, e não o valor integral que receberia normalmente.

A ordem partiu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o órgão que fiscaliza o Judiciário no país. O Tribunal de Justiça da Bahia apenas oficializou a decisão, que já havia sido determinada em setembro do ano passado.

Ilona Reis já estava afastada de suas funções por ter atingido a idade limite para aposentadoria. No entanto, a nova decisão transforma o afastamento, que era um procedimento comum, em uma penalidade disciplinar grave por conta das acusações.

Publicidade

A desembargadora continua respondendo a uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por seu suposto papel no esquema que abalou o sistema judiciário baiano.

Leia também