Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Irregularidades no gabinete do senador Jorge Seif em SC

Assessora do senador Jorge Seif recebe salário alto e levanta suspeitas sobre sua presença no gabinete, além de ter um negócio próprio.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
03 de dezembro, 2025 · 16:28 2 min de leitura
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Uma denúncia envolvendo a assessora parlamentar Adna dos Anjos Cajueiro levanta questões sobre possíveis irregularidades no gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC). A informação, veiculada pelo jornal Metrópoles, aponta que Adna, uma ex-diarista do Entorno do Distrito Federal, recebe um salário de R$ 31.279,53, que aumentou desde sua contratação em outubro de 2023. Surpreendentemente, membros da equipe do senador afirmaram desconhecer a funcionária, sugerindo que ela atuasse em um “outro setor” devido à sua frequente ausência.

Publicidade

A assessora teve um aumento salarial significativo em setembro deste ano, segundo dados disponíveis na Transparência do Senado. Antes de sua nomeação, Adna estava registrada como diarista. Quando abordada em agosto, ela negou realizar serviços domésticos, afirmando ter um emprego fixo em Asa Sul, mas não especificou seu cargo no Senado.

Além de suas funções no gabinete, Adna é proprietária de uma loja de roupas, chamada Atacadão Goiano, aberta em julho de 2023. Recentemente, em novembro, ela inaugurou uma nova unidade em Ceilândia. Em contato sobre sua atividade comercial, a assessora declarou que a abertura do CNPJ visava 'auxiliar' a família e negou envolvimento direto na gestão da loja, apesar de registros de suas ações promocionais nas redes sociais.

Na busca por esclarecimentos, a reportagem solicitou, através da Lei de Acesso à Informação (LAI), o controle de ponto de Adna no gabinete. Porém, o senador informou que a servidora não é obrigada a registrar horas de trabalho. Quando solicitado um relatório mensal sobre sua jornada, o gabinete alegou que a frequência é testada por um sistema interno, mas não forneceu os dados necessários.

Publicidade

Após as investigações, o senador Jorge Seif declarou desconhecer 'qualquer atividade profissional' da servidora além das atribuições no Senado e determinou que Adna regularizasse sua situação profissional em cinco dias, sob pena de exoneração, já que a atividade comercial é considerada incompatível com sua função pública.

Leia também