Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Governadores criticam PEC da Segurança Pública em audiência na Câmara

Governadores de SP e GO criticam proposta da PEC da Segurança, destacando a necessidade de maior autonomia estadual na gestão da segurança pública.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
02 de dezembro, 2025 · 21:42 1 min de leitura
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A audiência pública realizada na comissão especial que analisa a PEC da Segurança Pública, nesta terça-feira (2), foi palco de intensas críticas ao governo Lula, com destaque para os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado. Durante o encontro, ambos expressaram preocupações sobre a proposta original enviada à Câmara pelo governo federal, elaborada pelo Ministério da Justiça.

Publicidade

Tarcísio de Freitas caracterizou a proposta como sendo meramente cosmética, alertando que ela poderia restringir a autonomia estadual na gestão da segurança pública. “Precisamos reduzir a interferência da União, precisamos permitir a flexibilidade dos estados. Precisamos endurecer as penas”, afirmou o governador. Tarcísio também elogiou operações policiais no Rio de Janeiro, que resultaram em 121 mortes, considerando-a um exemplo eficaz de gestão.

Por sua vez, Ronaldo Caiado reforçou a crítica à condução do governo do PT, acusando-o de ser “conivente e parceiro das facções criminosas”, e questionou a falta de repasses e investimentos na segurança dos estados. “Essa é a política do PT, soltar presos”, disse Caiado, enfatizando que Goiás foi transformado no “estado mais seguro do Brasil”.

Os governadores também discutiram propostas de mudanças na legislação da segurança, como o aumento das penas, o fim da audiência de custódia e a redução da maioridade penal. Tarcísio, em particular, expressou gratidão ao seu secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, pelo trabalho de combate à criminalidade.

Publicidade

Na audiência, o relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União-PE), afirmou que seu parecer será “ousado e corajoso” e prevendo votação na comissão na próxima quinta-feira (4). Ele criticou a versão original do governo, afirmando que poderia afetar a autonomia dos estados, e anunciou que o relatório privilegia a descentralização.

Leia também