Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Governador Jerônimo Rodrigues reconduz Adriana Marmori à reitoria da Uneb

Adriana Marmori assume seu segundo mandato como reitora da Uneb, em cerimônia com o governador Jerônimo Rodrigues em Salvador. Foco em inclusão e expansão da universidade.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
05 de janeiro, 2026 · 23:28 2 min de leitura
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues empossou, nesta segunda-feira (5), a professora Adriana Marmori para seu segundo mandato como reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A cerimônia marcou a recondução da líder acadêmica para o quadriênio 2026–2029, ao lado da vice-reitora Dayse Lago, e aconteceu na Governadoria, em Salvador, na Bahia.

Publicidade

O evento reuniu figuras importantes, incluindo secretários estaduais, reitores de outras universidades estaduais como a de Santa Cruz e a do Sudoeste da Bahia, gestores, representantes da comunidade acadêmica e até a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso. O clima era de reconhecimento pela trajetória de Adriana Marmori à frente da Uneb.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues fez questão de destacar a importância da parceria entre as instituições de ensino superior do estado.

“Esse alinhamento é fundamental, pois fortalece o debate e consolida a Uneb e a educação superior na Bahia. Agradeço a Adriana e Dayse por essa entrega”, disse Jerônimo, reforçando o valor do trabalho conjunto.

A chapa liderada por Adriana Marmori e Dayse Lago não chegou ao segundo mandato por acaso. Elas foram reeleitas com uma votação expressiva, conquistando mais de 93% dos votos válidos. Esse resultado foi aprovado por unanimidade pelos colegiados da instituição, o que mostra a força e a confiança de estudantes, professores e técnicos administrativos na atual gestão. A nova gestão começa oficialmente em 13 de janeiro e segue até 2029.

Uneb: Planos para o Futuro e Reconhecimento da Comunidade

Publicidade

Para este novo ciclo, a reitoria já delineou planos ambiciosos. Entre as prioridades estão o fortalecimento das políticas estudantis, um olhar atento para a valorização da formação de técnicos e professores, e a ampliação da influência da Uneb tanto no cenário estadual quanto em patamares nacional e internacional.

“Queremos consolidar a universidade como um espaço reconhecido de produção de ciência, tecnologia e inovação”, explicou Adriana Marmori, apontando para o futuro da instituição.

A atuação da reitora Adriana Marmori tem sido marcada por uma série de iniciativas que ampliam projetos sociais, defendem a inclusão e valorizam o papel das mulheres. Ela também é conhecida por aproximar a universidade das comunidades, tornando-a mais acessível e relevante para a vida das pessoas.

O estudante indígena Diego Silva, que faz parte do campus Salvador, vê na recondução um sinal de continuidade e de fortalecimento da universidade.

“Enquanto estudante, especialmente indígena, confio na condução da universidade de forma comprometida com a diversidade e a inclusão”, afirmou Diego, destacando a importância da gestão para grupos minoritários.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, também sublinhou a relevância do momento. Para ela, a continuidade da gestão de Adriana Marmori simboliza a permanência de um projeto educacional dedicado à inclusão e às políticas públicas voltadas para jovens, adultos, indígenas, quilombolas e populações rurais, fortalecendo ainda mais a educação pública na Bahia.

Leia também