Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Ex-prefeito Luciano Ribeiro assume vaga na AL-BA após morte de Alan Sanches

Ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (União Brasil), assume vaga na AL-BA após a morte do deputado Alan Sanches. Ribeiro já foi deputado e é advogado.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
17 de janeiro, 2026 · 21:26 2 min de leitura
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cenário político baiano se movimenta com uma importante mudança na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O ex-prefeito de Caculé, na Bahia, Luciano Ribeiro (União Brasil), vai assumir uma das cadeiras da casa legislativa. A nomeação acontece depois da triste notícia da morte do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), que faleceu neste sábado (17) por causa de um infarto.

Publicidade

Luciano Ribeiro não é um novato no parlamento estadual. Ele já teve a experiência de ser deputado estadual entre os anos de 2015 e 2018, período para o qual foi eleito em 2014, quando ainda pertencia ao então partido Democratas (DEM). Sua formação em Direito e sua trajetória política o credenciam para o cargo, sendo ele o primeiro suplente da coligação do União Brasil nas eleições de 2022. Isso significa que, em caso de vacância, como a que infelizmente ocorreu, ele é o próximo na linha para ocupar a vaga.

Próximos Passos na Assembleia Legislativa

O processo para a posse de Luciano Ribeiro segue o regimento interno da Assembleia Legislativa. A presidente da casa, deputada Ivana Bastos (PSD), é a responsável por formalizar a convocação. Com a convocação em mãos, Ribeiro poderá tomar posse e começar a atuar como deputado estadual, representando os interesses da população baiana.

A chegada de um novo parlamentar sempre traz expectativas sobre as novas perspectivas e contribuições para os debates e votações na Assembleia. A experiência de Luciano Ribeiro como prefeito e deputado anteriormente deve influenciar seu novo mandato, trazendo sua visão para as pautas em discussão.

Luto pela Perda de Alan Sanches

Publicidade

A notícia da morte de Alan Sanches pegou muitos de surpresa e gerou grande comoção. O velório do deputado foi realizado a partir das 17h deste sábado, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, um espaço que foi reservado para a despedida da família e amigos próximos. A deputada Ivana Bastos (PSD) fez questão de disponibilizar o local para este momento de dor.

Alan Sanches será sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro de Brotas. O enterro está previsto para este domingo, mas o horário exato ainda será confirmado, permitindo que todos que desejam prestar suas últimas homenagens possam se organizar. A comunidade política e a população da Bahia lamentam a perda de um de seus representantes.

Leia também