A Copa Vela 2026 aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Balneário Abelardo Wanderley, em Paulo Afonso. Segundo o site oficial do evento, foi a 35ª edição da festa, com 48 atrações ao longo dos três dias de programação, entrada gratuita e organização da Prefeitura de Paulo Afonso.
De acordo com a página oficial da Copa Vela, o evento contou com área reservada com visão do palco destinada a pessoas com deficiência e um acompanhante. A estrutura anunciada inclui também banheiro acessível e rota sem degraus. A competição de vela, parte esportiva do evento, foi realizada no Balneário Prainha.
A Prefeitura de Paulo Afonso havia informado, antes do início da festa, que a edição deste ano teria Camarote PCD e tradução em Libras. A confirmação oficial trata da estrutura oferecida na Copa Vela 2026, mas não detalha se os intérpretes estiveram presentes em todos os shows do palco principal, nem menciona se essa foi a segunda vez que o serviço foi oferecido.
No campo político, a Câmara Municipal de Paulo Afonso registra dois requerimentos de autoria da vereadora Evinha Oliveira (Solidariedade), aprovados por unanimidade em fevereiro de 2025. Um deles pedia medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência nos eventos realizados pela Prefeitura. O outro pedia, especificamente, ações de acessibilidade para a Copa Vela daquele ano.
Os documentos localizados na Câmara comprovam a existência desses pedidos, mas não comprovam a existência de uma lei municipal sobre intérpretes de Libras nem atribuem à vereadora a autoria da implantação do Camarote PCD. Também não há, nas fontes oficiais consultadas, confirmação de que a estrutura de acessibilidade da Copa Vela 2025 tenha continuado, sem alterações, na edição de 2026.
Procuradas, Prefeitura e Câmara não detalharam, nos documentos e páginas oficiais consultados, a relação entre os requerimentos aprovados em 2025 e as medidas de acessibilidade confirmadas para a edição deste ano da Copa Vela.







