O deputado federal Lindbergh Farias (PT) publicou na sexta-feira (13), um vídeo em que aparece beijando a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), durante o bloco Embaixadores da Folia, que marca o início do Carnaval de rua no Rio de Janeiro.
Na legenda da publicação, feita no perfil oficial do parlamentar no Instagram, ele escreveu: “Beijo com gosto de democracia! É amor no carnaval, é Lula tetra e é o Brasil seguindo em frente!”. O casal também esteve no Carnaval carioca no ano passado. Na ocasião, ambos participaram de manifestações políticas durante a festa, incluindo o coro de “sem anistia” direcionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A publicação gerou reações positivas entre seguidores da ministra, que comentaram mensagens de apoio ao casal. Entre as manifestações, internautas destacaram o gesto de carinho e fizeram referências políticas alinhadas ao campo da esquerda.
Orientação a ministros no Carnaval
Na quinta-feira (12), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, orientou integrantes do primeiro escalão do governo federal a evitarem desfilar no Carnaval do Rio neste ano. Segundo avaliação interna, a exposição pública em eventos de grande visibilidade poderia gerar desgaste à imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente em contexto eleitoral.
A recomendação para autoridades que comparecerem ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí é que permaneçam em camarotes, reduzindo a exposição pública.
A decisão também foi influenciada por questionamentos jurídicos. O Partido Novo apresentou, na terça-feira (10), representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suposta propaganda eleitoral antecipada contra o presidente Lula, o PT e a escola de samba Acadêmicos de Niterói.
[embed:6ad4c464-6a44-4ff0-ba4e-b217d9869b98]







