Connect with us

Cenário Político

Coelba alerta: atualize seu cadastro na Tarifa Social de Energia e garanta descontos na conta de energia

Conheça os benefícios da Tarifa Social e mantenha seu cadastro atualizado.

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Coelba Alerta: Atualize Seu Cadastro Na Tarifa Social De Energia E Garanta Descontos Na Conta De Energia
Imagem: Reprodução/Coelba

A Neoenergia Coelba, provedora de energia elétrica na Bahia, alcançou um marco significativo em 2023 ao cadastrar proativamente cerca de 100 mil famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A TSEE é um programa federal que concede descontos de até 65% no valor da conta de energia para aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que possuem o Número de Identificação Social (NIS).

Alerta sobre a necessidade de atualização cadastral

Contudo, a Coelba alerta que, para não perder o benefício, é crucial que as famílias mantenham seus dados atualizados. Segundo o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 300 mil baianos podem deixar de receber o benefício nos próximos meses devido à desatualização cadastral.

“É válido salientar que a indicação das famílias que perderão o benefício em caso de não atualização é feita pelo Ministério da Cidadania e Aneel, e não da distribuidora. Nós sabemos da importância da Tarifa Social para as famílias e, por isso, estamos realizando esta convocação”, declarou Rodrigo Almeida, gerente da Receita da Neoenergia Coelba.

Para realizar a atualização do cadastro, os consumidores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município. “Antes de ir ao CRAS, sugerimos que o consumidor entre em contato com o Ministério da Cidadania, através do número 121, para verificar se realmente precisa ir até o Centro”, destacou Nívia Pessoa, gerente do Departamento de Cadastro e Faturamento da Neoenergia.

Processo de cadastro na Tarifa Social

Para se beneficiar do desconto da Tarifa Social na conta de energia, que pode chegar a até 65%, o cliente precisa estar inscrito no CadÚnico e ter o NIS, que pode ser obtido em um Cras do município onde reside. Aqueles com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional também podem se inscrever para a Tarifa Social diretamente no site da Neoenergia Coelba.

A distribuidora de energia irá confirmar a elegibilidade do requerente usando o banco de dados do Governo Federal. Após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social é de cinco dias úteis, e o benefício será aplicado na próxima conta de energia. O mesmo procedimento deve ser adotado para os clientes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuem o Número do Benefício (NB).

Para aqueles que não são titulares da conta contrato da Neoenergia Coelba, mas possuem o NIS, será necessário incluir o CPF e o RG do titular do NIS na solicitação, que também pode ser feita no site da provedora.

Essas medidas proativas da Neoenergia Coelba refletem o compromisso da empresa em apoiar as famílias baianas, especialmente as de baixa renda, em sua luta contínua para melhorar a qualidade de vida. A atualização cadastral contínua é vital para garantir que aqueles que precisam de ajuda continuem a recebê-la.

Mais Lidas