O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta segunda-feira (24), afirmando que não fugiu do Brasil e que continuará exercendo sua função parlamentar nos Estados Unidos. A publicção ocorreu após ele ter sido localizado em um condomínio de luxo em Miami, onde se encontra desde que sua fuga foi revelada.
Ramagem, que enfrenta graves acusações e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a mais de 16 anos de prisão por sua participação em tentativas de golpe após as eleições de 2022, declarou que está "regular" e respaldado pela Constituição para atuar à distância. Ele afirmou:
“Estou respaldado na Constituição, nas leis e no regramento da Câmara.”O deputado também criticou a decisão de prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, classificando-a como “manifestamente ilegal”.
Em seu vídeo, o deputado pediu mobilização das bancadas evangélica e do agronegócio para a aprovação de um projeto de “anistia ampla, geral e irrestrita”. Ele enfatizou a importância da união das bancadas para conseguir apoio suficiente e garantir a votação do projeto:
“Se pautar, passa, consegue a aprovação, na Câmara e no Senado.”
Além disso, Ramagem relatou estar “seguro” nos Estados Unidos, mencionando que trouxe sua família para proteção. Sua esposa, Rebeca Ramagem, também fez um apelo nas redes sociais, afirmando que chegou aos Estados Unidos há uma semana com suas filhas para evitar uma “perseguição política desumana”. Ela é procuradora em Roraima e está atualmente de férias.
A Procuradoria-Geral de Roraima confirmou que Rebeca Ramagem iniciou suas férias em novembro de 2023. A situação de Alexandre Ramagem continua incerta, com desdobramentos jurídicos possíveis à medida que as investigações sobre sua atuação e os pedidos de anistia avançam.







