O deputado federal José Carlos Aleluia, do partido Novo na Bahia, deixou claro qual é a grande missão do grupo para as eleições de outubro: conquistar pelo menos duas cadeiras no parlamento baiano. Em uma entrevista dada no último sábado (24), em Salvador, na Bahia, Aleluia fez questão de reforçar sua pré-candidatura ao governo do estado e detalhou os planos do Novo para a disputa eleitoral que se aproxima.
O evento em que o deputado falou sobre o futuro do partido aconteceu ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também do Novo. Para Aleluia, garantir a eleição de deputados estaduais e federais é fundamental para fortalecer o partido em nível nacional. É um passo importante para que o Novo consiga mais voz e representatividade na política brasileira.
A meta ambiciosa para o legislativo
A prioridade máxima, segundo o próprio Aleluia, é eleger representantes para as assembleias. Ele explicou com clareza a estratégia:
“Nós estamos com a chapa, botando a chapa para deputados estaduais e uma chapa para deputados federais. É fundamental que o partido consiga contribuir para a consolidação do partido Novo no Brasil. Para isso nós vamos trabalhar para termos um ou dois deputados federais, um ou dois deputados estaduais. Essa é a nossa prioridade”, afirmou o parlamentar.
Isso mostra o foco do Partido Novo em construir uma base sólida no Legislativo, tanto na Assembleia Legislativa da Bahia quanto no Congresso Nacional, em Brasília. A ideia é que, com mais parlamentares, o partido possa defender suas pautas e ideias com mais força, ajudando a moldar o futuro político do país.
Chapa completa: governo e Senado
Além da busca por cadeiras no legislativo, Aleluia também confirmou que o Novo vai apresentar uma chapa majoritária completa. Isso significa que, além do candidato ao governo (ele mesmo), o partido também terá um nome para disputar uma vaga no Senado Federal.
No entanto, alguns detalhes ainda dependem da famosa “janela partidária”, que é o período em que políticos podem mudar de partido sem perder o mandato. Essa janela vai se abrir logo depois do Carnaval, e é crucial para definir algumas candidaturas. Um exemplo citado por Aleluia foi o do vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (PL).
“Olha, nós estamos montando, até porque, nós temos que esperar a janela [partidária]. A janela vai se abrir agora depois do Carnaval. E tem, por exemplo, o caso do Alexandre [Aleluia, vereador de Salvador pelo PL], que só concorrerá a deputado federal, se for pelo Partido Novo”, completou José Carlos Aleluia.
Essa fala do deputado mostra a importância da janela partidária para a composição final das chapas e como ela pode influenciar as decisões de quem vai se candidatar e por qual partido. O foco principal, contudo, permanece na construção de uma bancada forte para o Partido Novo, tanto na Bahia quanto no cenário nacional.







