Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Assessor de vereador é preso em operação e já constava em denúncia do MP-BA

Fábio Morais Leal, assessor do vereador Duda Sanches, foi preso em Salvador por tráfico e já era citado em denúncia do MP-BA contra a facção “Tropa do A”.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
09 de janeiro, 2026 · 15:47 3 min de leitura
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Fábio Morais Leal, de 41 anos, assessor parlamentar do vereador Duda Sanches, foi preso na sexta-feira (9) em Salvador, na Bahia. A prisão aconteceu durante uma operação da Polícia Civil que investiga o tráfico de drogas na capital baiana. O detalhe que chamou a atenção é que o nome de Fábio já aparecia em uma denúncia feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que descreve a atuação de uma perigosa facção criminosa.

Publicidade

Segundo o que foi apurado pelo Bahia Notícias, Fábio Morais Leal já havia sido citado na primeira etapa da Operação Reprobus. Ele consta no documento em que a Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador aceitou a denúncia contra 29 pessoas. Esse documento, proferido em dezembro de 2025, formaliza as acusações de crimes como organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Detalhes da Denúncia do MP-BA e a 'Tropa do A'

A denúncia do MP-BA contra o grupo de 29 pessoas, incluindo Fábio Morais Leal, aponta agravantes sérios. Entre eles, estão o envolvimento de adolescentes nos crimes e a atuação do grupo perto de unidades prisionais, o que aumenta ainda mais a gravidade das ações. A investigação, conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), fez um mapeamento detalhado da briga por territórios entre grupos criminosos no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

O inquérito policial mostra que a ação dessas facções está diretamente ligada ao aumento dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região, que são casos como homicídios e latrocínios. A Polícia Civil, em seu relatório, descreveu a existência de três grupos operacionais bem estabelecidos nessa localidade:

  • Grupo 1: Atuava nas áreas de Planeta dos Macacos, Iolanda Pires e Vila Paraíso.
  • Grupo 2: Focado nas regiões de Lessa Ribeiro e Parque São Cristóvão.
  • Grupo 3: Presente na localidade de Vila Verde.
Publicidade

O documento da denúncia ainda descreve as funções específicas dentro da hierarquia da facção, conhecida como “Tropa do A”. Foram identificados desde quem fornecia as drogas e os gerentes responsáveis pela distribuição, até motoristas de vans usados para o transporte de armas. O grupo também contava com “olheiros”, que ficavam encarregados de monitorar a movimentação de viaturas e outras forças de segurança.

A Periculosidade e as Provas Apresentadas

Ao analisar o pedido de prisão dos envolvidos, o juiz Waldir Viana Ribeiro Junior destacou a “extrema periculosidade social” da organização criminosa. Entre as provas apresentadas, foi citado um vídeo chocante onde um homem aparece sofrendo agressões físicas brutais. Essa prática é atribuída ao chamado “Tribunal do Crime”, uma forma de justiça paralela imposta pelas facções.

“A extrema periculosidade social da organização é evidente nas provas apresentadas, como o vídeo do ‘Tribunal do Crime’ e a vultosa movimentação financeira.”

A decisão do juiz também apontou a grande movimentação de dinheiro do grupo e a apreensão de armas e munições como evidências claras do poder bélico da facção. Com base nessas informações e provas, o magistrado aceitou a denúncia e decretou a prisão preventiva de nove réus, entre eles Fábio Morais Leal. Além disso, a prisão de outros 19 investigados foi mantida, reforçando a seriedade da operação contra o crime organizado em Salvador.

Leia também