Connect with us

Cenário Político

“Bolsonaro poderia resolver alta dos combustíveis ‘na canetada’”, diz Lula

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Lula Fala Sobre Racismo E Sobre O Dia Da Consciência Negra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, criticou as propostas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para baixar o preço dos combustíveis e apontou que, se seu principal adversário tivesse coragem, acabaria com a dolarização do preço do petróleo “na canetada”.

 

Lula se referiu à política de Preço de Paridade Internacional (PPI) adotada pela estatal em outubro de 2016, durante o governo de Michel Temer (MDB), cuja base é o preço do petróleo no mercado internacional.

 

Nós estamos agora para votar um projeto de lei no Congresso Nacional para reduzir o ICMS no máximo a 17%, que é o preço que o governo quer estabelecer. Parece bonito, parece bom, parece que o governo está preocupado com o povo brasileiro. Mas o aumento da gasolina ao preço internacional não foi feito com votação no Congresso, foi uma canetada do Pedro Parente (ex-presidente da Petrobras do Governo Temer). Portanto, se foi uma canetada para aumentar o preço do combustível no Brasil ao preço internacional, para você tirar também pode ser uma canetada”, disse Lula, à rádio Itatiaia, do Vale do Aço mineiro.

 

Leia também: Jornalista vai cobrir acidente e descobre que filho morreu: “É meu filho”

 

Segundo o petista, Bolsonaro é um “fanfarrão” e não tem coragem para tomar a decisão. “Ele [Bolsonaro] aproveita todas as coisas que acontecem para criar uma farsa. Ele quer culpar os governadores”, disparou o ex-presidente.

 

O ex-presidente ainda apontou que todos os chefes do Executivo federal, desde Getúlio Vargas, à exceção de Bolsonaro e Temer, buscaram que o país tivesse autossuficiência em combustíveis.

 

Todos os presidentes da República deste país, civis e militares, brigaram para que o Brasil fosse autossuficiente em petróleo. Na hora que a gente conquista a autossuficiência, ao invés da gente ser soberano com nosso petróleo, ao invés da gente refinar 100% do nosso combustível e vender a preço de real, preço abrasileirado, porque a produção é em real, a gente se subordina às empresas que estão importando gasolina”, declarou o petista.

Mais Lidas