Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Prefeitura de Teixeira de Freitas é alvo de três CPIs na Câmara de Vereadores

Investigações vão apurar contratos na saúde, gastos milionários com lixo e denúncias de perseguição a servidores na gestão municipal.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
17 de março, 2026 · 21:47 1 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, deu a largada para investigar a fundo a gestão municipal. Foram abertas três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar suspeitas de irregularidades em áreas cruciais: saúde, limpeza urbana e a Procuradoria-Geral do Município.

Publicidade

Uma das CPIs vai botar uma lupa sobre os contratos da saúde, especialmente um acordo firmado com o Instituto Setes. Os vereadores desconfiam de compras esquisitas, falhas na prestação de contas e até do uso de uma conta bancária privada para movimentar dinheiro público, o que é proibido pelo Tribunal de Contas.

Outra investigação, a "CPI da Limpeza Pública", vai questionar um gasto de R$ 35,4 milhões com o serviço em 2023. O valor é considerado alto quando comparado a outras cidades baianas e já levantou a sobrancelha do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que questionou se a despesa era razoável.

A terceira frente de apuração mira a Procuradoria-Geral do Município. A comissão vai investigar denúncias graves de abuso de autoridade e perseguição contra presidentes de Conselhos Tutelares que teriam apontado falhas na administração municipal.

Publicidade

Segundo os relatos, servidores estariam sofrendo com processos administrativos irregulares e sendo intimidados como forma de retaliação. A CPI buscará esclarecer essas acusações e ouvir os envolvidos.

As comissões têm poder de investigação parecido com o da Justiça, podendo convocar testemunhas e exigir documentos. O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos é de 90 a 120 dias, mas pode ser estendido se for preciso mais tempo para apurar tudo.

Leia também