Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Nova lei proíbe que entregadores de aplicativos subam até os apartamentos em Salvador

Regra sancionada pela prefeitura define que pedidos devem ser entregues na portaria, visando segurança e agilidade para os trabalhadores.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
08 de abril, 2026 · 18:07 1 min de leitura

Os entregadores de aplicativo em Salvador agora têm o respaldo da lei para não subir até a porta dos apartamentos ou escritórios. A nova legislação, sancionada nesta semana, determina que as entregas de alimentos devem ser feitas exclusivamente em áreas comuns ou portarias dos condomínios.

Publicidade

A medida, de autoria do vereador Kel Torres, busca acabar com conflitos e situações abusivas enfrentadas pelos trabalhadores durante as corridas. Com a regra em vigor, o cliente deve descer para buscar o pedido, salvo em casos específicos acordados previamente entre as partes.

Existem exceções importantes na nova lei: idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção continuam tendo o direito de receber suas encomendas diretamente na porta de casa. O objetivo é garantir a acessibilidade sem prejudicar a rotina dos entregadores.

Além da mudança na entrega física, as plataformas e aplicativos de delivery agora são obrigados a informar claramente os usuários sobre essas novas normas de segurança e os modelos de entrega permitidos na capital baiana.

Publicidade

A lei nº 9.980/2026 já está valendo em todo o município de Salvador. A expectativa é que a regulamentação traga mais rapidez para o serviço dos motoboys e aumente a segurança dentro dos residenciais e prédios comerciais.

Leia também