Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Municipios

Antigo prédio do INSS em Feira de Santana é ocupado por cerca de 100 famílias

Grupo coordenado pela Frente Nacional de Luta exige que o imóvel de sete andares seja transformado em habitação popular pelo Minha Casa, Minha Vida

Redação ChicoSabeTudoRedação · Municipios
04 de maio, 2026 · 21:41 1 min de leitura

Cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social ocuparam, no último sábado (2), o antigo edifício do INSS localizado na Rua Sales Barbosa, no centro de Feira de Santana. A ação é organizada pela Frente Nacional de Luta (FNL) Campo e Cidade, que reivindica a transformação do imóvel em moradias populares.

Publicidade

O prédio de sete andares pertence à União e estava sendo utilizado para guardar processos administrativos físicos. Segundo o coordenador do movimento, Adilson Silva, a maioria das famílias vive em bairros periféricos e distritos da região, enfrentando dificuldades para pagar aluguel com a renda de apenas um salário mínimo.

O grupo que ocupa o local inclui crianças e idosos. Técnicos ligados ao movimento realizam uma avaliação da estrutura, que apresenta sinais de desgaste pelo tempo de fechamento. A orientação interna é evitar o acesso a áreas restritas onde estão armazenados documentos públicos sob responsabilidade do governo.

O destino do imóvel já era motivo de disputa antes da ocupação. Desde 2025, a prefeitura de Feira de Santana demonstra interesse em transferir secretarias municipais para o local. O prédio serviu como sede da gerência do INSS até 2010, quando as atividades foram transferidas por falta de acessibilidade e segurança.

Publicidade

Em nota, o INSS afirmou que o prédio não está inativo e abriga o Centro de Documentação Previdenciária. O órgão informou que a Procuradoria Federal já foi acionada para entrar com um pedido judicial de reintegração de posse, visando proteger o patrimônio e os documentos arquivados.

Leia também