A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Saúde articularam um encontro voltado à comunidade surda na terça-feira, 29 de setembro, no auditório da universidade, em Paulo Afonso. A atividade fez parte da programação do Setembro Surdo 2026, segundo o PA Notícias.
A ação reuniu representantes da comunidade surda, da educação, da saúde, da assistência social, da UNIVASF, além de intérpretes, lideranças sociais, conselhos e associações, conforme informou o PA Notícias. A iniciativa surgiu como desdobramento da oficina Participa+.
De acordo com a Prefeitura de Paulo Afonso, o encontro teve como objetivo discutir inclusão social, acessibilidade e as barreiras enfrentadas pelo público surdo no acesso aos serviços públicos, com foco na rede de saúde. A programação incluiu palestras e debates sobre acolhimento em postos e hospitais, além de diretrizes educacionais inclusivas, segundo a publicação municipal.
Ainda conforme a Prefeitura, os participantes apontaram a barreira de comunicação como um dos principais obstáculos para a autonomia e o bem-estar da comunidade surda nos serviços de saúde. As discussões também levantaram a ausência de profissionais capacitados em Libras nas unidades de atendimento básico e hospitalar.
Uma representante surda presente no evento comentou a experiência. "Estamos aqui nesse momento, eu enquanto representante surda, falando um pouquinho do Setembro Surdo com a comunidade surda, um momento muito gratificante, palestras maravilhosas com temas sobre saúde, diversos temas na área da educação", disse, segundo registro da Prefeitura.
Organizadores do encontro defenderam, de acordo com a publicação oficial, que a conscientização sobre a comunidade surda vá além de meses temáticos como o Setembro Surdo e se torne diretriz permanente de gestão. A Prefeitura também destacou que o fortalecimento de parcerias com instituições de ensino e conselhos de classe é estratégico para diagnosticar falhas e implementar melhorias estruturais.
Já o Conselho Municipal de Saúde relacionou a iniciativa à construção coletiva de ações voltadas à inclusão e à garantia de direitos da comunidade surda, reafirmando atuação na defesa de um SUS acessível, humano e para todos, segundo o PA Notícias.
O encontro ocorreu em um município que já tem histórico de ações voltadas à comunidade surda. A UNIVASF mantém o projeto Saúde em Libras, que já promoveu workshops e congressos sobre o tema ao longo dos últimos anos, incluindo edições com centenas de participantes.







