Connect with us

Esportes

Clima de rebaixamento marca o BA-VI neste fim de semana

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A ameaça de rebaixamento que paira sobre Bahia e Vitória coloca ainda mais tensão no famoso clássico entre BA-VI agendado para este domingo (22) na Arena Fonte Nova, em Salvador, que por determinação do Ministério Público, terá torcida única e no caso, apenas tricolores por ser mandantes. Será o SÉTIMO dérbi disputado na temporada 2017 e esse, certamente, com caráter mais decisivo, atraindo mais ansiedade e aflição para as duas torcidas, afinal, o embate vale a permanência na elite do futebol nacional ou, como diz o mestre Dalmo Carrera, a renovação do alvará de funcionamento para temporada 2018. 

2 triunfos do Vitória, 1 do Bahia e 3 empates, sendo o último por 0 a 0 no 1º turno da Série A, no Barradão, com grande atuação do goleiro Jean. Os outros dois empates aconteceram nas finais do Campeonato Baiano onde o Leão necessitou apenas de dois resultados iguais (1×1 e 0x0) e desta forma sagrou-se campeão pela vantagem conquistada na fase inicial. Já na Copa do Nordeste, melhor para o Tricolor que foi derrotado no Barradão por 2 a 1, porém no duelo de volta aplicou 2 a 0 na Fonte e avançou até a grande final para finalmente papar o seu tricampeonato do NE diante do Sport-PE.

Tanto Bahia, quanto Vitória, vêm de derrotas nas últimas rodadas. O Esquadrão de Aço teve um bom início com Paulo César Carpegiani, empatando com o Palmeiras em São Paulo e vencendo o líder Corinthians em Salvador, no entanto, na quinta-feira tomou um cacete do Flamengo, 4 x 1, no Rio de Janeiro, placar que não refletiu o que foi o jogo, porém, nada disso importa e sim os números, como diz um caro amigo tricolor: "É melhor vencer jogando feio do que perder jogando bonito". Com isso, o tricolor permaneceu estacionado nos 35 pontos em 13º colocado.

A situação do Vitória na briga contra o rebaixamento é ainda mais delicada e perdura desde o primeiro apito do Campeonato Brasileiro. O Leão vem de revés para o Atlético-PR, 3 a 2 de virada, novamente no Barradão, derrota que embora seja sofrida não pode ser considerada como uma surpresa, afinal, jogando no seu estádio o rubro-negro acumula uma sequência de decepções e apresenta um desempenho terrível como mandante nesta Série A. É o pior nesse quesito no Brasileirão tendo somado apenas 9 dos 45 pontos que disputou nessa situação. Reflexo disso é o posto ocupado atualmente, 16º colocado com 33 pontos.

O clássico BA-VI teve 27 edições no Campeonato Brasileiro. O empate foi o resultado mais registrado com 11 ocorrências, incluindo o 0 a 0 do primeiro turno já citado acima. No histórico dos confrontos, melhor para os rubro-negros que venceram nove vezes, enquanto os tricolores venceram em sete oportunidades. Além de necessitar do triunfo, ambas as equipes precisam secar seus concorrentes. No caso do Leão ainda mais, visto que um revés para o rival certamente o coloca dentro do Z-4 na rodada devido o confronto direto entre Ponte Preta x Avaí. Quem vencer, pode ultrapassar o Leão. Além da partida entre Vasco x Coritiba. 

Já as chances do Bahia figurar na zona ao término da 30ª rodada, em caso de derrota para o Vitória, são quase nulas já que a distância para o primeiro integrante do Z-4, a Ponte Preta, é de 3 pontos. Ou seja, sendo pessimista ao extremo, a única possibilidade do tricolor entrar no calabouço na rodada seria: Ser derrotado pelo Vitória por um placar elástico e/ou a Ponte vencer o Avaí com um placar também elástico, além de Sport-PE e São Paulo vencerem seus jogos, combinação que não é impossível pela imprevisibilidade do futebol, porém, muito improvável de acontecer.

 

Mais Lidas