CHICOSABETUDO
    Tecnologia

    Google testa anúncios no Modo IA em experimento inicial

    Google implementa testes de anúncios no Modo IA, levantando questões sobre monetização e ocultação de links patrocinados.

    22/11/2025 às 00:00

    O Google iniciou testes com a exibição de anúncios no Modo IA, recurso que utiliza a tecnologia Gemini para gerar respostas automáticas. A descoberta foi feita pelo consultor de SEO Brodie Clark, que observou a presença dos anúncios patrocinados nas respostas fornecidas pela inteligência artificial.

    Publicidade

    Atualmente, apenas uma fração dos usuários tem acesso a essa funcionalidade, que foi caracterizada pela empresa como um experimento inicial. A presença dos anúncios ocorre no final das respostas e são marcados como "patrocinados", embora o design faça com que se misturem facilmente aos links orgânicos normalmente oferecidos.

    O Google informou ao portal 9to5Google que este “é apenas um teste”, enfatizando que não existem planos para transformar o Modo IA em uma plataforma de publicidade. A possibilidade de monetização é uma preocupação para a empresa, considerando os altos custos envolvidos na manutenção de tecnologias de inteligência artificial.

    Além da questão dos anúncios, surgiu outra inquietação: a falta de opções para ocultar links patrocinados no Modo IA. Diferentemente da busca tradicional, onde os usuários podem deslizar para além dos anúncios, essa interação não se aplica no novo formato, o que provoca um aumento nas inquietações sobre o futuro da publicidade em assistentes de IA.

    Esses testes não são uma exclusividade do Google. Outras plataformas, como o X (antigo Twitter), estão explorando a inclusão de anúncios em suas buscas. Rumores também indicam que a OpenAI pode estar considerando a transformação do ChatGPT em um espaço publicitário, refletindo uma tendência crescente de incorporar publicidade em sistemas de inteligência artificial.