A plataforma X (antigo Twitter) iniciou a liberação de uma nova funcionalidade que visa aumentar a transparência das contas dos usuários. O recurso, intitulado “Sobre esta conta”, oferece detalhes como a localização, a data de criação da conta, o histórico de mudanças de nome de usuário e a origem do download do aplicativo.
Publicidade
A novidade foi introduzida em meio a esforços da empresa para combater interações inautênticas e minimizar a influência de bots, um fenômeno crescente que os avanços das IAs generativas tornaram ainda mais desafiador.
Durante uma apresentação em outubro, Nikita Bier, chefe de produto da plataforma, declarou que os testes começariam com perfis de funcionários. O intuito é proporcionar aos usuários as informações necessárias para avaliar a autenticidade de um perfil antes de iniciar qualquer interação.
Usuários agora podem acessar os novos dados clicando na data de início exibida em cada perfil. A página detalhada disponibiliza informações como a data de criação da conta, a localização escolhida pelo usuário, o número de alterações de nome de usuário, e a proveniência do download do app, seja da App Store dos EUA ou do Google Play.
Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas para alguns usuários em seus próprios perfis, indicando que a plataforma está gradualmente preparando uma liberação mais abrangente. Além disso, o X permitirá que os perfis escolham entre exibir o país ou apenas a região, com a funcionalidades disponível até em áreas onde há risco à liberdade de expressão.
Esta iniciativa segue outras já implementadas por plataformas como Instagram, que oferecem mecanismos semelhantes de transparência, refletindo uma tendência crescente entre redes sociais.


