O Vale do São Francisco está entre as regiões da Bahia que podem registrar chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda isolada de granizo nos próximos dias. A previsão foi divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta sexta-feira (6) e aponta mudanças nas condições climáticas, principalmente a partir de domingo (8).
De acordo com o órgão, a aproximação de um sistema frontal deve favorecer a formação de instabilidades em diferentes áreas do estado. No Vale do São Francisco, a atenção se concentra especialmente na porção sul da região, onde estão previstas pancadas de chuva que podem ser acompanhadas de raios e ventos fortes.
Apesar da possibilidade de temporais, o calor continuará intenso. Em Paulo Afonso, os termômetros podem atingir 38°C neste sábado (7) e 39°C no domingo (8). Já em Juazeiro, a temperatura máxima prevista para o fim de semana chega a 38°C.
Para este sábado, a previsão indica predomínio de sol entre nuvens e tempo seco em grande parte da Bahia. A mudança mais significativa deve ocorrer no domingo, quando o avanço do sistema frontal poderá provocar chuvas mais fortes em áreas do Oeste, Extremo Sul, Sudoeste e sul do Vale do São Francisco.
Na segunda-feira (9), a tendência é de ampliação das instabilidades, com chuvas mais abrangentes na região do São Francisco e em outras áreas do território baiano. No norte e nordeste do estado, as precipitações devem ocorrer de maneira mais isolada, sem descartar a possibilidade de temporais.
O Inema ressalta que a ocorrência de granizo é uma possibilidade localizada, não significando que todas as cidades do Vale do São Francisco serão atingidas. A previsão também não confirma chuva intensa especificamente em Paulo Afonso.
Diante das condições previstas, a recomendação é acompanhar os boletins meteorológicos atualizados, evitar áreas abertas durante tempestades com raios e procurar abrigo seguro em caso de ventos fortes.







