A Meta, gigante da tecnologia por trás do Facebook e Instagram, decidiu adiar o lançamento de seu aguardado projeto de óculos de realidade mista. Conhecido internamente como “Phoenix”, o dispositivo, que prometia revolucionar a forma como interagimos com o mundo digital, agora só deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2027. Inicialmente, a expectativa era de que o lançamento ocorresse no final de 2026.
A decisão veio após reuniões com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, que pediu mais tempo para que a equipe pudesse "acertar os detalhes" do produto. Segundo memorandos internos da Meta, acessados pelo site Business Insider, o objetivo principal é garantir uma experiência de maior qualidade e tornar o negócio mais sustentável.
Mais Tempo para Aperfeiçoar a Experiência
Um comunicado enviado aos funcionários pela vice-presidente da Reality Labs Foundation, Maher Saba, confirmou o novo cronograma. A equipe de metaverso da Meta, que é a divisão responsável pelo desenvolvimento desses dispositivos, terá agora a oportunidade de adicionar mais recursos e realizar trabalhos adicionais para refinar o “Phoenix”.
“O adiamento dará mais tempo para acertar detalhes e não abriremos mão de entregar uma experiência totalmente refinada e confiável,” escreveram Gabriel Aul e Ryan Cairns, líderes do metaverso, em um memorando separado.
Essa busca por perfeição acontece em um momento delicado para a Meta, que tem enfrentado cortes significativos em sua divisão de metaverso. A empresa busca, com isso, garantir que o investimento em novas tecnologias traga frutos com produtos robustos e bem aceitos pelo público.
Como Serão os Óculos “Phoenix”?
Diferente dos óculos de realidade virtual Quest, que imergem o usuário em um ambiente totalmente digital, e dos óculos inteligentes criados em parceria com a Ray-Ban, o “Phoenix” aposta na realidade mista. Isso significa que ele vai combinar elementos do mundo real com projeções digitais, criando uma experiência híbrida.
Funcionários que conversaram anonimamente com o Business Insider descreveram o “Phoenix” como um dispositivo com formato similar a óculos de proteção. Para evitar superaquecimento, ele será conectado a um dispositivo de alimentação externo. Muitos comparam essa tecnologia e design ao Apple Vision Pro, um concorrente direto no mercado de realidade mista.
O Contexto dos Lançamentos da Meta
Enquanto o “Phoenix” passa por essa fase de aprimoramento, a Meta continua trabalhando em outros projetos importantes. A empresa prepara a próxima geração de seus populares óculos de realidade virtual Quest e também desenvolve um outro dispositivo vestível, conhecido internamente como “Malibu 2”, com lançamento previsto para 2026.
O adiamento do “Phoenix” mostra o compromisso de Mark Zuckerberg em entregar um produto que atenda às expectativas dos consumidores e que se destaque em um mercado cada vez mais competitivo, mesmo que isso signifique esperar um pouco mais para colocar a inovação nas mãos de seus usuários.







