A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, pisou no freio e adiou o lançamento da sua nova inteligência artificial. O motivo é simples: nos testes internos, a tecnologia não se mostrou poderosa o suficiente para bater de frente com as concorrentes, como o Google e a OpenAI, criadora do ChatGPT.
A nova IA, que tem o apelido interno de “Avocado”, estava prevista para ser lançada ainda este mês. Agora, a nova data é só a partir de maio. A decisão veio depois que o sistema foi avaliado em tarefas de raciocínio e programação e não alcançou os resultados dos rivais mais avançados do mercado.
Esse atraso é um tropeço nos planos de Mark Zuckerberg, o chefão da Meta. Ele tem investido bilhões de dólares na corrida da inteligência artificial, montando uma infraestrutura gigante e contratando os melhores cérebros da área para não ficar para trás na disputa tecnológica.
Mesmo sendo melhor que as versões antigas da própria empresa, o “Avocado” não deu conta do recado. A situação foi tão séria que os executivos chegaram a discutir a possibilidade de usar temporariamente a tecnologia do Google em seus produtos, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.
Enquanto a equipe corre para aprimorar o sistema, uma outra discussão acontece dentro da empresa. A Meta sempre defendeu deixar suas tecnologias abertas para outros programadores usarem, mas agora considera manter a nova IA em segredo, assim como fazem seus concorrentes.
Além do “Avocado”, a empresa também desenvolve outro projeto com nome de fruta, o “Mango”, focado em criar imagens e vídeos. A briga das gigantes da tecnologia para ver quem domina a inteligência artificial está longe de acabar e promete muita novidade pela frente.







