Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Serviço

Governo aperta o cerco para proteger crianças e adolescentes na internet

Novos decretos obrigam empresas a verificar idade de usuários e criam um centro nacional para denúncias de crimes digitais.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Serviço
19 de março, 2026 · 17:29 1 min de leitura

O Governo Federal deu um passo importante para aumentar a segurança de crianças e adolescentes na internet. O presidente Lula assinou três decretos que colocam em prática as regras do chamado Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital).

Publicidade

Uma das principais novidades é a criação do Centro Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Este órgão vai centralizar as denúncias de crimes digitais recebidas de plataformas como redes sociais e jogos, ajudando a combater os perigos online de forma mais organizada.

Com as novas regras, as empresas que oferecem produtos e serviços digitais terão que se virar para garantir uma navegação mais segura para os menores. Elas serão obrigadas a adotar "mecanismos confiáveis" para verificar a idade dos seus usuários.

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ficará responsável por fiscalizar e orientar as empresas. Segundo o diretor da agência, as primeiras orientações sobre como essa verificação de idade deve funcionar serão publicadas já nesta sexta-feira (20).

Publicidade

O cronograma completo, no entanto, será implementado por etapas. As regras definitivas devem sair no segundo semestre, e só depois disso as empresas terão um prazo para se adaptar e fazer os ajustes necessários em seus sistemas.

Leia também