O Google anunciou uma atualização pesada para sua ferramenta de criação musical. O novo Lyria 3 Pro agora é capaz de gerar músicas de até três minutos de duração, um salto enorme comparado aos 30 segundos que o sistema permitia anteriormente.
A novidade dá mais controle para quem gosta de inventar moda: agora dá para pedir especificamente onde entra o refrão, a introdução ou as pontes da música. O usuário só precisa descrever o estilo ou o humor que deseja e a inteligência artificial faz o resto do trabalho.
A maior facilidade é que o sistema foi integrado diretamente ao Gemini. Isso significa que não é mais preciso baixar aplicativos complicados para criar uma canção; tudo pode ser feito dentro da plataforma que muitos já usam no dia a dia.
Além de aceitar comandos por texto, a IA também consegue se inspirar em imagens e vídeos para compor as letras e melodias. O Google quer bater de frente com outros nomes famosos do mercado, como o Suno e o Udio, que já fazem sucesso na internet.
Sobre a polêmica dos direitos autorais, a empresa garantiu que o Lyria 3 Pro não imita artistas famosos. Se você citar um cantor no pedido, o sistema usa apenas como uma referência geral de estilo para não copiar o trabalho de ninguém.
Para evitar problemas e garantir a segurança, todas as músicas geradas saem com uma marca d’água digital invisível chamada SynthID. Esse selo serve para identificar que aquela obra foi feita por um computador e não por um ser humano.







