Última hora
Publicidade
PMPA - 6175
Serviço

Falsos fiscais aplicam golpe em nome da Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista

Desde março, criminosos usam WhatsApp e telefone para cobrar multas e notificações inexistentes de comerciantes, empresários e profissionais de saúde na cidade.

Redação ChicoSabeTudo
27 de julho, 2026 · 12:15 2 min de leitura
Fiscal da Vigilância Sanitária com colete azul e crachá de identificação durante inspeção
Fiscal da Vigilância Sanitária com colete azul e crachá de identificação durante inspeção

Comerciantes, donos de clínicas e profissionais de saúde de Vitória da Conquista (BA) estão na mira de golpistas que se apresentam como fiscais da Vigilância Sanitária (Visa). O órgão municipal emitiu um alerta oficial nesta segunda-feira (27) pedindo atenção redobrada a esse tipo de abordagem.

Publicidade

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, os relatos chegam à Visa desde março deste ano. As denúncias registram abordagens em bairros como Lagoa das Flores, Alto Maron, Guarani e Bairro Brasil, atingindo clínicas e estabelecimentos comerciais.

Os criminosos entram em contato por telefone ou WhatsApp, alegam a existência de processos ou notificações pendentes e enviam links, boletos falsos ou chaves PIX com a promessa de regularizar a situação do local.

O coordenador da Visa, Maico Mares, relatou casos concretos que chegaram ao órgão. Uma médica e uma proprietária de restaurante procuraram a Vigilância Sanitária após receberem esse tipo de contato. Como uma delas realmente tinha um processo em andamento, ficou assustada e quase acreditou que a cobrança era verdadeira, segundo o coordenador.

Publicidade

Maico Mares reforça que a Vigilância Sanitária não faz cobranças por PIX, depósitos ou transferências para liberar processos. As fiscalizações do órgão seguem protocolos oficiais e os inspetores não avisam previamente sobre vistorias — as inspeções são feitas sem agendamento ou comunicação antecipada.

Para identificar um verdadeiro fiscal, a orientação é simples: os servidores da Visa usam colete azul e crachá de identificação funcional, que pode ser solicitado pelo responsável pelo estabelecimento a qualquer momento.

O fenômeno não é exclusivo de Vitória da Conquista. A Prefeitura de Itabuna, também na Bahia, emitiu alerta semelhante no início de julho de 2026. Em Roraima, a Prefeitura de Rorainópolis também alertou a população sobre golpe aplicado por falsos fiscais da Vigilância Sanitária pedindo pagamentos via Pix pelo WhatsApp. O padrão se repete em diferentes estados do Brasil ao longo deste ano.

Publicidade

A recomendação da Visa de Vitória da Conquista é clara: nunca realizar pagamentos ou acessar links suspeitos enviados por terceiros. Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma abordagem, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a Vigilância Sanitária pelo telefone (77) 3429-7432. O órgão está localizado na Rua Coronel Gugé, nº 367, no Centro da cidade.

Quem receber ligação, mensagem ou visita suspeita também deve registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, já que a prática configura estelionato — crime previsto no Código Penal com pena de reclusão de um a cinco anos.

Publicidade

Leia também