Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Serviço

Cuidado com a IA: conversas com robôs podem virar provas em processos judiciais

Especialistas alertam que interações com Inteligência Artificial não são privadas e podem ser usadas na Justiça sob a ótica da LGPD.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Serviço
17 de abril, 2026 · 03:59 1 min de leitura

O que você escreve para ferramentas de Inteligência Artificial pode não ser tão secreto quanto parece. Advogados nos Estados Unidos emitiram um alerta importante: as conversas mantidas com robôs de IA podem ser utilizadas como provas em processos judiciais contra os próprios usuários.

Publicidade

A questão levanta um debate jurídico sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Como essas interações são registradas e armazenadas pelas empresas de tecnologia, elas passam a ser consideradas dados pessoais que podem ser requisitados em investigações ou disputas nos tribunais.

Além dos riscos com a IA, o setor de tecnologia enfrenta crises de segurança digital. O site de reservas Booking.com confirmou recentemente uma invasão cibernética que resultou no vazamento de dados de clientes, acendendo o alerta sobre os direitos de indenização dos consumidores afetados.

Enquanto isso, a União Europeia tenta aumentar o controle sobre quem acessa a internet. Foi criado um aplicativo oficial para verificar a idade de jovens antes de entrarem em redes sociais, modelo que pode servir de inspiração para futuras leis de proteção à criança no Brasil.

Leia também