Publicidade
Publicidade
Anúncio publicitário
Política

Polícia Civil da Bahia quer incorporar armas apreendidas

Fuzis, espingardas e carabinas dependerão de autorização judicial, avaliação técnica e validação interna.

Redação ChicoSabeTudo
28 de outubro, 2026 · 14:15 1 min de leitura
Foto: Divulgação / Ascom-PCBA | Fonte: Bahia Notícias
Foto: Divulgação / Ascom-PCBA | Fonte: Bahia Notícias

A Polícia Civil da Bahia pretende incorporar fuzis, espingardas e carabinas apreendidos para uso em delegacias operacionais do estado. Segundo reportagem publicada pelo Bahia Notícias em 28 de outubro, a medida consta da Portaria nº 298/2026 e depende de autorização da Justiça. As armas não passam automaticamente das apreensões para o patrimônio da instituição.

De acordo com a reportagem, depois da autorização judicial, cada equipamento deverá ser submetido a testes no Departamento de Polícia Técnica (DPT). A avaliação deve verificar suas condições de funcionamento e segurança. A incorporação ainda precisará ser validada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da Polícia Civil.

Publicidade

O texto publicado pelo Bahia Notícias informa que a portaria impede o reaproveitamento de armas de fabricação artesanal ou com a numeração de série raspada. A reportagem não apresenta uma quantidade de armas que poderia ser incorporada nem informa que algum equipamento já tenha concluído todas as etapas previstas.

À publicação, a delegada Daniela Fernandes, titular da CFPC, defendeu o aproveitamento de parte do armamento apreendido e afirmou que há fuzis e carabinas em condições de uso. O delegado-geral André Viana também defendeu a iniciativa, associando-a ao fortalecimento da instituição e ao enfrentamento da criminalidade. As avaliações dos delegados expressam a posição da Polícia Civil sobre a medida; a utilização de cada arma continua condicionada às exigências relatadas.

Publicidade

Leia também