A Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM) marcou presença na EXPOSIBRAM2025, realizada de 27 a 30 de outubro no Centro de Convenções Salvador, na Bahia. No estande, a proposta foi clara: tecnologia e entretenimento educativo para mostrar, de maneira acessível, o potencial mineral do estado a visitantes do Brasil e do exterior.
Estande interativo
No espaço, o público encontrou experiências digitais, atividades interativas e games que transformaram conceitos técnicos em situações do dia a dia. Como traduzir geologia para quem não trabalha com isso? Com jogos e quizzes — por exemplo, o ESG Game mostrou práticas ambientais, sociais e de governança aplicadas aos projetos da companhia, e o quiz Descubra o Mineral desafiou as pessoas a identificar minerais presentes em objetos cotidianos.
Também foram disponibilizadas ferramentas do acervo geológico estadual. As plataformas Minera Bahia e a Litoteca Digital permitiram uma exploração virtual das coleções, como folhear um “livro da terra” de forma interativa.
“Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, vamos mostrar ao Brasil e ao mundo o modelo de mineração sustentável, inclusiva e inovadora, comprometida com o desenvolvimento social e ambiental, que desenvolvemos no Estado da Bahia”, afirmou Henrique Carballal, presidente da CBPM.
O evento e as perspectivas
A feira, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), se consolidou como o maior evento de mineração da América Latina e o segundo maior do mundo. Segundo o IBRAM, a Bahia deve receber cerca de US$ 9 bilhões em investimentos até 2028, o que representa aproximadamente 16% do total previsto para o país.
Organizadores e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) esperavam que a EXPOSIBRAM se tornasse o maior encontro de turismo corporativo já realizado no estado. A programação científica trouxe sessões magnas e painéis temáticos simultâneos, com participação do setor produtivo, do poder público e do terceiro setor.
Cultura e aproximação com a sociedade
Pela primeira vez, a programação cultural — chamada Mina de Sons — integrou grandes shows à feira, numa tentativa de aproximar a mineração da cultura e da população. A agenda incluiu apresentações nos dias seguintes:
- 28 de outubro: Bell Marques e Luiz Caldas;
- 29 de outubro: Léo Estakazero e Targino Gondim;
- 30 de outubro: Timbalada e Olodum.
“Nosso objetivo não é apenas entreter, mas também aproximar a sociedade do setor mineral, mostrando como a mineração se conecta com cultura, arte e educação”, destacou o presidente da CBPM.
A participação da CBPM na EXPOSIBRAM reafirmou o potencial mineral da Bahia e a possibilidade de desenvolver projetos minerários alinhados a objetivos sociais, culturais e ambientais — uma agenda que busca gerar benefícios para as comunidades enquanto preserva e valoriza o patrimônio natural.

