Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Política

Candidato ao TCU, Elmar Nascimento defende emendas e critica 'criminalização' de parlamentares

Deputado baiano passou por sabatina em Brasília e afirmou que o Congresso não pode voltar ao tempo dos prefeitos de 'pires na mão'

Redação ChicoSabeTudoRedação · Política
14 de abril, 2026 · 12:37 1 min de leitura

O deputado federal baiano Elmar Nascimento (União) defendeu publicamente a autonomia do Congresso Nacional durante sua sabatina para uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU). Na última segunda-feira (13), ele e outros seis candidatos tiveram seus nomes aprovados pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Publicidade

Em seu discurso, Elmar bateu forte na tecla das emendas parlamentares, afirmando que elas garantem independência aos deputados e senadores. Segundo o parlamentar, o sistema atual impede que prefeitos precisem viajar a Brasília para 'viver de pires na mão' em busca de recursos para suas cidades.

O deputado também criticou o que chamou de criminalização das emendas. Para ele, não se pode culpar quem indica o recurso por possíveis desvios que aconteçam na ponta da execução, defendendo que o TCU deve focar mais em prevenir erros do que apenas aplicar punições aos gestores.

Sobre o papel do tribunal, Elmar Nascimento rejeitou o termo 'orçamento secreto' e disse que as verbas são registradas oficialmente. Ele argumentou que o órgão de controle precisa provar a existência de fraude e dolo antes de punir qualquer administrador público.

Publicidade

A disputa pela vaga, aberta com a aposentadoria de Aroldo Cedraz, segue agora para o plenário da Câmara. Além de Elmar, outros seis deputados estão no páreo, incluindo nomes como Danilo Forte e Soraya Santos. A votação entre os 513 parlamentares é secreta.

O escolhido pelos deputados ainda precisará passar por uma nova sabatina e votação no Senado Federal. O TCU é composto por nove ministros, sendo que a maioria das indicações cabe ao Congresso Nacional para fiscalizar o uso do dinheiro público federal.

Leia também