Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Professora com raízes baianas morre após ser atacada por aluno em RO

Professora Juliana Santiago, com forte ligação a Salvador, na Bahia, morreu após ser atacada a facadas por aluno dentro de sala de aula em Porto Velho, RO.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
07 de fevereiro, 2026 · 18:42 2 min de leitura
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A comunidade jurídica está de luto após a trágica morte da professora Juliana Santiago, que foi brutalmente atacada a facadas por um aluno dentro de uma sala de aula. O crime aconteceu na noite da última sexta-feira (6), em Porto Velho, em Rondônia, no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), onde a professora lecionava. O agressor foi rapidamente contido pelos próprios estudantes e preso em flagrante.

Publicidade

Natural do Rio de Janeiro, Juliana tinha um forte elo com Salvador, na Bahia, onde foi criada desde a infância. Na capital baiana, ela estudou o ensino fundamental no tradicional Colégio Antônio Vieira e se formou em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Sua partida inesperada chocou amigos, familiares e ex-colegas baianos.

A Ataque e o Socorro Imediato

O ataque aconteceu durante o período de aulas e pegou a todos de surpresa. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que outros estudantes imobilizaram o agressor logo após o ataque. Em seguida, ele foi levado para a Central de Polícia.

A professora Juliana chegou a ser socorrida. Vídeos registraram Juliana consciente, recebendo amparo de alunos enquanto esperava atendimento médico. Ela foi levada em estado grave para o Hospital João Paulo II, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.

Investigação em Andamento e as Repercussões

Publicidade

A Polícia Civil de Rondônia já abriu uma investigação para entender o que motivou o aluno a cometer um crime tão chocante. Até o momento, a razão por trás do ataque não foi esclarecida. O estudante segue à disposição da Justiça.

Em nota, o Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) confirmou a identidade do aluno envolvido e garantiu que está colaborando plenamente com as autoridades para ajudar nas investigações. A instituição não divulgou, por enquanto, possíveis medidas administrativas.

“A morte de uma professora de Direito, em ambiente de formação jurídica, causa perplexidade e mobiliza toda a advocacia brasileira, que rende homenagem à sua trajetória”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional também se manifestou, expressando profundo pesar pela perda da professora. Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB, destacou a perplexidade que o crime causou e prestou homenagem à trajetória de Juliana. A entidade também enviou sua solidariedade aos familiares, amigos, colegas e alunos.

O Colégio Antônio Vieira, em Salvador, onde Juliana passou parte da infância e adolescência, também lamentou a morte de sua ex-aluna. Em uma nota emocionante, a escola ressaltou a importância da vida e das relações humanas, oferecendo apoio à família e aos amigos da professora.

Leia também