Paulo Afonso · BA
Última hora
Operação prende 14 suspeitos em Salvador nesta manhãSTF retoma julgamento sobre marco temporal nesta tardeVitória empata em casa pela Copa do BrasilVagas de emprego no polo de Camaçari saltam 22%Salvador registra maior volume de chuva do mês
PI 637
Polícia

Quem é Deivide Henrique, vereador de Paulo Afonso investigado na Operação Senhor das Armas

Parlamentar teve a casa alvo de mandado do GAECO nesta segunda-feira; defesa afirma que nada ilícito foi encontrado.

Redação ChicoSabeTudoRedação · Polícia
18 de maio, 2026 · 17:42 3 min de leitura
Quem é Deivide Henrique, vereador de Paulo Afonso investigado na Operação Senhor das Armas

O nome do vereador Deivide Henrique Lima Silva (Avante) entrou no centro da maior operação policial deflagrada em Paulo Afonso nesta segunda-feira (18). O parlamentar é um dos alvos da Operação Senhor das Armas, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO Norte), do Ministério Público da Bahia, em conjunto com a Polícia Civil. A investigação apura o fornecimento ilegal de armas de fogo e munições para uma organização criminosa com atuação no município.

Quem é Deivide Henrique

Publicidade

Eleito em 2024 com o número 70.321, Deivide Henrique tem 32 anos e é natural de Paulo Afonso. Construiu sua base eleitoral majoritariamente entre os jovens do bairro BTN, na zona urbana do município. Está em seu primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Paulo Afonso.

A operação que mira o vereador

A Operação Senhor das Armas foi deflagrada após meses de investigação do GAECO Norte. Segundo o Ministério Público, o grupo investigado seria responsável pelo fornecimento de armamentos e munições tanto para integrantes de facção criminosa atuante na região quanto para policiais militares. Entre os armamentos investigados, estariam armas de grosso calibre, incluindo calibre 50.

No total, foram cumpridos mandados em cinco endereços — quatro em Salvador e um na residência do vereador, em Paulo Afonso. Ao final da ação, as autoridades apreenderam três armas de fogo, uma carabina de pressão, 137 munições, 11 aparelhos celulares e um veículo. Além de Deivide Henrique, integram a lista de investigados um homem que já havia sido preso anteriormente e outros dois suspeitos com extensa ficha criminal. Os celulares apreendidos devem passar por perícia técnica para extração de dados e cruzamento de informações.

O que diz a defesa

Publicidade

Em Nota de Esclarecimento divulgada ainda no dia 18 de maio, a defesa técnica do vereador — assinada pelos advogados Silvio César (OAB/AL 19.335) e Wilana Victória Lima (OAB/BA) — afirmou que o parlamentar acompanhou integralmente a diligência de busca e apreensão realizada em sua residência, "desde o seu início até a conclusão".

Conforme o documento, Deivide Henrique "colaborou de forma tranquila, transparente e respeitosa com as autoridades responsáveis, não havendo qualquer embaraço ou resistência à atuação estatal".

A defesa registrou ainda que, ao término da diligência, "não foi encontrado qualquer material ilícito, irregular ou elemento indicativo de prática ilegal" na residência do parlamentar.

"A defesa reafirma sua absoluta confiança nas instituições, no Poder Judiciário e no regular andamento do devido processo legal, ressaltando que o princípio constitucional da presunção de inocência deve ser integralmente observado." — Nota de Esclarecimento da defesa de Deivide Henrique

Os advogados informaram que estão analisando detalhadamente os autos do processo e que adotarão "todas as medidas jurídicas cabíveis para o pleno esclarecimento dos fatos e resguardo dos direitos e garantias constitucionais" de seu cliente.

O que vem agora

As investigações do GAECO seguem em andamento, segundo o Ministério Público, para aprofundamento da apuração e eventual identificação de outros envolvidos no esquema criminoso. O material apreendido será periciado, e os dados extraídos dos aparelhos celulares devem direcionar novas linhas de investigação.

Até o momento, nenhuma prisão foi decretada em decorrência da operação. A reportagem do ChicoSabeTudo também procurou a Câmara Municipal de Paulo Afonso para obter posicionamento sobre a ação envolvendo o parlamentar. Até o fechamento desta matéria, não houve manifestação oficial.

Vale o princípio constitucional da presunção de inocência — o vereador Deivide Henrique não foi formalmente acusado de qualquer crime até esta publicação, e o objeto da investigação será esclarecido no curso do devido processo legal.

Matéria em atualização.

Galeria · 4 imagens1 / 4
Imagem 1 de 4

Leia também